A Apple acaba de lançar as playlists ‘Replay 2024’ - as suas retrospetivas musicais do ano, que têm como base as preferências e os comportamentos de cada utilizador do serviço Apple Music.
Com este lançamento a marca da maçã antecipa-se à Spotify e ao seu programa Spotify Wrapped, que normalmente se antecipa à sua rival na disponibilização das playlists com as músicas e os podcasts mais ouvidos por cada utilizador ao longo do ano.
Apple incentiva a partilha
Na verdade, o Replay 2024 está disponível desde o início do ano, uma vez que a Apple mantém uma lista com as 100 músicas mais ouvidas por cada utilizador assinante do Apple Music, atualizada automaticamente numa base semanal. Os utilizadores podem ainda aceder a uma lista mensal com as suas preferências.
O recente lançamento do Replay 2024 anual mais não é do que um resumo alargado de todas as listas criadas automaticamente ao longo dos últimos 12 meses, incluindo informações personalizadas com o total de minutos transmitidos para cada utilizador, bem como as respetivas músicas, artistas, géneros, listas de reprodução e álbuns mais reproduzidos.
Ao leque junta-se ainda informação sobre a maior ou menor ‘dedicação’ que cada utilizador tem em relação a grupos e músicos, indicando se é um dos ouvintes mais ativos de cada artista.
A componente das redes sociais também não é esquecida nesta compilação anual, pelo menos para os utilizadores da versão Web do Apple Music. Em cada conta a empresa disponibiliza um botão para a partilha de uma imagem ou pequeno vídeo sobre as preferências de cada utilizador.
Spotify ‘quase pronto’
Tal como a Apple, a Spotify também disponibiliza, ao longo do ano, várias listas de preferências dos utilizadores com base nas suas audições. Mas o Spotify Wrapped é uma espécie de pináculo anual de toda a atividade de cada utilizador, tendo mesmo algumas diferenças face ao Replay da Apple.
A principal é o facto de englobar informação sobre as músicas ouvidas, os podcasts e os audiolivros, por exemplo, enquanto a Apple segmenta essa informação por diferentes aplicações - Apple Books para os audiolivros e Apple Podcasts para os podcasts.
Apesar de ser um lançamento normalmente esperado com expectativa por muitos utilizadores, a verdade é que a edição deste ano está atrasada. Não só em relação à data em que a edição de 2023 foi disponibilizada – 29 de novembro -, mas em relação à tendência de antecipação que tem revelado desde 2017, o ano da primeira edição.
O Yahoo News mostra mesmo todas as datas em que as sete edições desta retrospetiva anual foram disponibilizadas, com 2024 a representar uma inversão dessa tendência...
À data da escrita desta notícia, a página do Wrapped deixava apenas esta mensagem: “Wrapped 2024. Os destaques do que ouviste este ano e muito mais. Continua a ouvir o que adoras e entramos em contacto contigo quando tivermos tudo pronto”. Tudo o que conseguimos fazer, para já, é aceder à lista global de ‘Top Tracks’ de 2023.