Apple e Microsoft erradicaram Meltdown e Spectre do macOS e Windows

Pedro Henrique
Pedro Henrique
Tempo de leitura: 2 min.

Meltdown e Spectre foram os nomes concedidos às duas mais recentes ameaças que já causaram o caos ao macOS da Apple e ao Windows da Microsoft, uma vez que estas têm no mercado dispositivos como os Macbook e Surface, respetivamente.

Enquanto que o Meltdown consiste numa falha grave que descura a segurança do dispositivo através do seu próprio hardware - na medida em que é capaz de ler a memória física desse -, o Spectre é ainda mais perigoso - visto que consegue envolver-se com o terminal, seja ele um PC ou um smartphone, com base em navegação na Internet.

Vê ainda: Google investe num serviço de streaming de jogos pelo smartphone

Ora, os dois têm que ver com os processadores da Intel, que é - quer se goste ou não -, a principal responsável, passe a expressão, pela existência destes pequenos vilões. Ou seja, não tem nada que ver com o macOS em si, ou com o próprio Windows 10 (e restantes).

Seja como for, o que interessa é que tanto a Apple como a Microsoft já disponibilizaram atualizações de software para os seus equipamentos, pelo que deverás recebê-las o quanto antes, sob pena de serem causados danos no teu terminal.

Porém, a história não acabará por aqui. Pelo menos, não para a Microsoft. Afinal, a empresa de Redmond não pode preocupar-se apenas com os seus equipamentos, isto é, a gama Surface (de acordo com a fonte), mas com todos aqueles que correm o Windows 10 e não só.

Consequentemente, Meltdown e Spectre estão cada vez mais perto de conhecer o fim da linha, mas ainda há bastante para fazer. Até lá, a recomendação para todos os utilizadores desses sistemas operativos tenham o máximo de cuidado, e que aguardem, e façam, as devidas atualizações.

Meltdown ou Spectre, não durarão muito às custas da Apple e Microsoft no macOS ou Windows...

Para aqueles que não possuem terminais com processadores Intel, à partida não deverão ter qualquer constrangimento com toda esta história. De resto, fica atento(a) às notícias aqui, em 4gnews.pt, para que não percas nenhum detalhe sobre a tecnologia falada em português.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Google Home e Assistant estão cada vez mais versáteis!

Sony Xperia XA2, XA2 Ultra e Xperia L2 – o que esperar destes Sony?

Android TV Box – Tens aqui dezenas delas em promoção

Pedro Henrique
Pedro Henrique
Fã incondicional de tecnologia e cultura quer partilhar o conhecimento adquirido com todos.