A Apple tem feito um esforço louvável para melhorar a sua aplicação Maps para que esta se torne uma alternativa sólida ao Google Maps. Não admira, portanto, que ela procure inspiração na app rival, mas aquilo que agora se fala podia ser ignorado.
Apple Maps prepara-se para introduzir anúncios
Segundo uma previsão do jornalista da Bloomberg, Mark Gurman, a Apple está a estudar a hipótese de introduzir anúncios na sua aplicação de navegação. E o pior é que falamos de publicidades que as empresas podem pagar para terem mais destaque que outras.
Por exemplo, imagina que estás de visita a uma cidade nova e procuras um bom restaurante para almoçar. Com esta novidade, o Apple Maps irá dar um destaque maior aos restaurantes que pagaram para aparecer no topo dos resultados.
Ou seja, os resultados da tua pesquisa passarão a ser filtrados por quem pagou mais ao invés de serem filtrados pela avaliação dos utilizadores. Isso poderá levar a que possas ter algumas desilusões nos locais que visitas.
Não quero com isto dizer que os piores locais passarão a aparecer no topo dos resultados das pesquisas. Significa apenas que a modalidade que a Apple equaciona pode levar a que locais menos meritórios possam aparecer no topo dos resultados simplesmente porque pagaram para lá estar.
Caso este modelo avance, os utilizadores do Apple Maps devem ser mais cuidadosos antes de escolher os locais que visitam. Devem dar mais atenção às avaliações e outras informações relevantes e não simplesmente escolher aqueles que surgem em primeiro lugar.
É importante sublinhar que a medida ainda não está em vigor. Para já, é apenas um rumor, mas considerando a sua origem, devemos olhar para ele com uma maior dose de probabilidade de se concretizar.
Recordo ainda que o mesmo Mark Gurman referiu, em 2022, que a Apple estaria a planear a introdução de publicidades no Apple Maps. Esse rumor acabou por não se concretizar e gostaríamos que este seguisse o mesmo destino.