Esta tarde a Apple apresentou a mais recente versão do sistema operativo dedicado aos seus computadores. O novo macOS dá pelo nome de Big Sur, e as grandes novidades são ao nível de design.
Pode dizer-se que o novo MacOS está simplificado e consistente. Na Dock, os ícones das apps são todos quadrados, o que o coloca bem mais perto da ideologia de design do iOS.
Design
A consistência e simplificação é a chave desta nova versão do macOS. Os botões são mais “cromados”, e tomarão forma assim que lhes passares com o rato por cima.
A Apple descreva esta nova versão do seu sistema operativo como “familiar e também nova em cada detalhe”. E agora o centro de controla passa finalmente a estar disponível na tua “secretária”.
Centro de Notificações
Deves ter em conta que o novo sistema de widgets do iOS 14 também estará disponível no macOS Big Sur. E o seu centro de notificações sofre uma clara renovação, com agrupamento de notificações, à semelhança do iOS.
Mensagens e Mapas
A app Mensagens do teu Mac também sofre uma ligeira renovação. Passa a ser possível selecionar fotografias, e terás também acesso aos Memoji, se assim desejares. Nos Mapas podes esperar as mesmas novidades do iOS 14.
Safari
O browser da Apple é, segundo a própria, agora 50% mais rápido que o Chrome a abrir páginas. Com a nova versão, chega um novo “porta-chaves” do iCloud, mais segurança para as extensões e ainda mais opções de prividade. Tal como no iOS 14 terás acesso ao novo serviço de tradução direta.
Uma nova era
O macOS Big Sur marca uma nova. É abandadonado o macOS 10 (que vigorou desde 2001), sendo esta a versão 11.0. A Apple mostrou também os primeiros detalhes daqueles serão os processadores produzidos internamente, e que chegarão a um Mac até ao final do ano.
Editores 4gnews recomendam:
- Apple iOS 14: estas são as principais novidades do novo sistema operativo da Apple
- Apple WatchOS 7: principais novidades do novo software para os smartwatches
- iPhone 12: todos os detalhes dos ecrãs são revelados