A Apple estará a trabalhar num novo modelo de MacBook Air com processador, vulgo chipset, topo de gama da série M3. O relato chega-nos escassos dias após a gigante de Cupertino ter revelado o novo MacBook Air de 15 polegadas com o processador M2 na WWDC 2023.
Ao que tudo indica, a tecnológica conta com uma forte receção do novo modelo de computador portátil e estará já a preparar a próxima geração do mais acessível computador da marca.
É um dos mais procurados pela sua relação qualidade / preço, sobretudo agora que temos dois tamanhos, úteis e produtivos, disponíveis no mercado.
Chipset M3 a caminho dos computadores Apple MacBook Air
Atualmente, recordamos, o novo Apple MacBook Air de 15 polegadas com chipset M2 é o portátil de 15 polegadas mais fino do mundo com 11,5 mm de espessura. Todavia, o seu sucessor estará já na mesa de trabalho da tecnológica norte-americana, com o processador a ser o principal ponto em apreço.
A informação é agora avançada pelo jornalista de tecnologia da agência Bloomberg, Mark Gurman, fonte assídua de novidades sobre a empresa de Tim Cook.
Ao que tudo indica, a fabricante de iPhones começará também a produzir, em breve, os próximos MacBook Air com a próxima geração de processadores Apple M3. Os novos chipsets a 3nm estarão assim já presentes no seu interior.
Ao que tudo indica, atendendo ao relato, o novo portátil chegará apenas em 2024, sem data precisa de momento, com base na informação disponível.
Porém, caso a história se repita e a marca mantenha o seu calendário de lançamentos, então é provável que durante o WWDC 2024 este portátil renovado seja efetivamente anunciado.
Chipset Apple M3 utilizará litografia de 3 nm
Recapitulando, os processadores M3 são os sucessores dos atuais M2. Trazem várias melhorias no desempenho e eficiência energética muito em parte devido à sua litografia de 3 nm, baseados no processo de TSMC.
Espera-se assim que ambos os portáteis MacBook Air de 13,6 polegadas e de 15,3 polegadas usem estes processadores com uma configuração base de 8 núcleos ou octa-core. Além disso, terá até 10 núcleos para a sua gráfica integrada, ou GPU.
Mais ainda, Gurman afirmou que a Apple está também a desenvolver um novo modelo de iMac com chipset M3. Terá um formato similar ao atual modelo de iMac com processador M1, com ecrã de maiores dimensões e o processador de nova geração.
Por fim, o próximo grande lançamento da Apple terá lugar em setembro próximo com a chegada dos iPhone 15.
Editores 4gnews recomendam: