Apple M1 Ultra: primeiros testes de benchmark mostram resultados impressionantes

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Eis que surge o primeiro resultado em testes benchmark do novo M1 Ultra da Apple.

E os resultados não podiam ser mais impressionantes com o novo processador da Apple a rivalizar com o potente chip Ryzen Threadripper 3990X da AMD.

Apple M1 Ultra quase que alcança um dos chips mais poderosos da AMD em testes de benchmark

Acaba de ser divulgado online um teste de benchmark do novo processador da Apple M1 Ultra. A informação chega através do leaker BenchLeaks e mostra um resultado inesperado e bastante impressionante.

De acordo com a informação divulgada o Apple M1 Ultra, em teste multi-core no GeekBench 5 regista uma surpreendente pontuação de 24.055 pontos, que quase alcança a pontuação de um dos chips mais poderosos da AMD, o Ryzen Threadripper 3990X.

Para percebermos a importância deste feito, convém esclarecer que o chip da AMD inclui 64 núcleos enquanto que o M1 Ultra integra dois M1 Max ligados entre si, numa dinâmica que a Apple apelida de UltraFusion.

Ainda de acordo com a Apple a tecnologia UltraFusion aumenta para 20 o número de núcleos, sendo que 16 estão consagrados para o alto desempenho enquanto que os restantes quatro focam-se na eficiência de energia.

Processador M1 Ultra brilha no novo Mac Studio

A contribuir para este resultados está também a GPU com 64 núcleos de processamento e os 32 núcleos de motor neural, além de uma memória unificada de 128 GB e uma largura de banda de 800 GB/s.

Saliente-se que o processador da AMD Ryzen Threadripper 3990X foi apenas 4,5% mais rápido que o novo processador M1 Ultra da Apple.

O processador M1 Ultra está integrado numa variante do novo Mac Studio que chega com especificações de topo. O modelo está equipado com quatro portas Thunderbolt, duas portas USB Tipo-A, HDMI, Wi-Fi 6 e Bluetooth 5.0, na zona traseira. Já na parte da frente conta com duas portas USB Tipo-C e uma entrada para cartões SD.

Pode também ser ligado de até quatro monitores diferentes e um televisor com resolução 4K, em simultâneo. O preço é também de topo. Em Portugal, a versão mais básica do computador custa 2.349 euros.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple iPhone SE (2022) será crucial na adoção mundial do 5G
  • É já na próxima semana que chega o iOS 15.4 com uma novidade muito útil para os utilizadores
  • Apple lança novos periféricos para o teu Mac: estes são os preços
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt