Apple M1: revolucionário processador é explicado em vídeo

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

Esta terça-feira a Apple apresentou os novos Mac no evento ‘One More Thing’. O ponto em comum destes novos computadores é o Apple M1, o primeiro processador desenvolvido exclusivamente pela Apple para esta linha.

Este é o primeiro SoC (system-on-a-chip) para Mac, e também o primeiro para computadores pessoais com 5 nanómetros. E como podes ver no vídeo explicativo do nosso colega de podcast, Daniel Pinto, chega com desempenho para dar e vender.

Também o novo macOS Big Sur foi desenvolvido com foco neste novo processador. Vaiis notar que abrir aplicações será mais rápido que nunca, e navegar no Safari terá uma fluidez nunca vista. Pelo menos é o que diz a Apple.

Passam a existir também as Universal Apps, que não terão problemas em correr em Mac com Intel ou com o M1. E graças à tecnologia Rosetta 2, será possível usares as apps do teu iPhone no teu Mac.

Para o MacBook Air, a Apple promete maior velocidade, com uma melhor bateria. São 18 horas de bateria prometida pela Apple neste modelo. Já o MacBook Pro conseguirá chegar a umas impressionantes 20 horas. O novo Mac mini com o mesmo processador será ideal para quem procura um desktop mais em conta (819 €).

Se quiseres saber mais detalhe sobre os novos Mac com Apple Silicon, consulta o nosso artigo dedicado. Antes de comprares um dos novos modelos, tem atenção a compatibilidade com as tuas aplicações preferidas, já que esta ainda é uma fase de transição.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple, Xiaomi e Samsung dominam 10 smartphones mais vendidos. Vê o TOP 10
  • iPhone 12 Pro Max, Samsung, Xiaomi, Huawei e OnePlus: a melhor bateria
  • macOS Big Sur chega ainda esta semana aos computadores da Apple
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.