A Apple foi a empresa que mais lucrou no último trimestre de 2017

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 3 min.

2017 terminou há já quase dois meses mas as estatísticas referentes a esse ano continuam a surgir. São várias as empresas que se dedicam a medir o pulso a este feroz mercado mobile e os consumidores estão sempre curiosos para saber quem vendeu mais. Há uma insaciável ânsia em saber se a Apple, Samsung ou outra empresa conseguiu vender mais do que a sua maior rival.

Os dados referentes às vendas de smartphones do ano que terminou são já do conhecimento público. Se tivermos em conta os dados da agência Strategy Analytics, a Apple foi quem mais vendeu no último trimestre de 2017. Contudo, olhando para todo o ano de 2017, é a Samsung quem ocupa o lugar cimeiro desta tabela.

Vê ainda: MWC. De Barcelona para o Dubai? Assim parece…

Mas se analisarmos os dados no que diz respeito ao lucro conseguido, as coisas podem mudar. Nem sempre vender mais smartphones significa ter mais receita. Há toda uma panóplia de custos associados ao desenvolvimento e distribuição de qualquer produto. A relação entre estes custos e o preço de venda do produto é um fator preponderante nos lucros de qualquer empresa.

Ainda assim, não será com grande surpresa que se constata agora que a Apple foi a empresa que mais lucrou no último trimestre de 2017. A empresa americana foi capaz de arrecadar uma receita três vezes superior à da Samsung.

Olhando agora para valores, a Strategy Analytics avança que a Apple conseguiu um lucro de 61.4 mil milhões de dólares entre outubro e dezembro de 2017. Esta cifra representa 51% dos 120.2 mil milhões de dólares em receitas geradas neste mercado.

Apple é quem consegue vender e lucrar mais entre outubro e dezembro de 2017

Os valores alcançados pela Apple dever-se-ão sobretudo ao preço de venda dos iPhone´s, Neste trimestre, a média de preços dos smartphones da empresa de Cupertino rondou os 800 dólares. Temos de ter em conta que aqui enquadram-se tanto os iPhone 8 e 8 Plus como o milionário iPhone X. Daí falar-se num preço médio e não num número absoluto.

A empresa faz ainda referência ao desempenho dos equipamentos da Apple na China. O iPhone aumentou em 12% a sua expressão no maior mercado mundial. É ainda referido que a maioria daqueles que compram um iPhone são leais à marca de Cupertino. Os fãs Andriod normalmente optam por marcas domésticas como a Oppo ou Huawei.

A Samsung, por sua vez, arrecadou apenas 18.9 mil milhões de dólares em receitas neste período temporal. Isto representa 15.7% do mercado onde se insere. Para isso contribui um preço médio de 254 dólares, tendo em conta toda a panóplia de ofertas da marca.

Aqui tem de se ter em conta que a Samsung compete desde o mercado dos gama baixa até aos gama alta. Aliás, este alargado leque de ofertas será um dos principais responsáveis pela empresa vender mais do que qualquer outra a nível mundial.

Já a Huawei aparece neste ranking no terceiro lugar, tendo arrecadado 7% dos lucros totais deste mercado. Isto traduz-se em 8.4 mil milhões de dólares em receitas. A líder do mercado chinês possui um preço media de venda dos seus produtos de 205 dólares. O diretor da Strategy Analytics acredita que estes números irão aumentar caso a Huawei consiga entrar oficialmente no mercado norte-americano.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Samsung Galaxy S9 vs Samsung Galaxy S8 – Vê as diferenças na câmara

Google Assistant chegará finalmente a Portugal de forma oficial!

Android Oreo desativa algumas funções no Huawei Watch 2

Via

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.