Apple lança macOS High Sierra: eis o que precisas de saber

Bruno Coelho
macOS High Sierra Apple
Já podes instalar o novo macOS High Sierra no teu computador Apple

O macOS High Sierra é a grande atualização deste ano para a linha de computadores Apple. Uma semana depois de assistirmos a atualizações nas restantes linhas, chega a versão final com alterações visuais pouco sentidas, mas com mudanças de fundo bastante relevantes.

Em primeiro lugar deves estar a perguntar-te se o teu computador pode ser atualizado para esta versão 10.13. Se és possuidor de um Mac lançado a partir de 2010 (e alguns de 2009 também), é uma boa hora para dares um check na tua App Store, pois já podes atualizar. Confirma aqui se o teu Mac está na lista.

Vê ainda: OnePlus 5 – Android Oreo está prestes a chegar a este smartphone!

Versão 11 do Safari e o seu silêncio

Embora possas atualizar para a nova versão do Safari sem ter de atualizar o sistema operativo, vou falar-te de features apenas disponíveis com o High Sierra.

O silêncio é uma das grandes razões que a Apple te dá para atualizares para o macOS High Sierra

A nova versão do navegador limita o tracking dos cookies, mas tem no “bloquear” do auto-play a grande novidade. Basicamente, se um vídeo tem áudio quando entras num site, o Safari não permite que este comece até que o utilizador ordene.

Existem agora preferências para cada site, que podes configurar, dependendo do domínio. Consegues também desabilitar bloqueadores de determinado conteúdo e automatizar determinado site para o “modo de leitura”, bem como alterar permissões como o acesso à câmara e ao microfone. Isto tudo com poucos cliques.

Se o teu Mac tem SSD vais migrar para o Apple File System

Até agora, o sistema de ficheiros macOS era o HFS+, que agora será automaticamente substituído pelo novo, em todos os computadores Apple com SSD. Na prática temos uma nova arquitetura desenhada em concertação com que de mais moderno se constrói na área.

A ideia principal é tornar uma simples operação de ficheiros muito mais rápida. Um exemplo a ter em conta é duplicar uma grande pasta num dos antigos sistemas e fazer o mesmo em APFS. É algo quase instantâneo e um exemplo onde as diferenças serão sentidas.

High Sierra macOS Apple
Consoante os teus gostos musicais, a Siri vai aconselhar-te novas músicas

A Siri e o Spotlight foram melhorados

Já era uma funcionalidade do iOS 11 e agora será também possível que a Siri ganhe as funcionalidades do novo Apple Music DJ nos Macs, que serão parte do HomePod a lançar em dezembro. A Siri poderá assim aprender as tuas preferências musicais e proporcionar-te recomendações com base nestas.

A Apple melhorou a voz da Siri no macOS High Sierra para que se pareça mais com a de um ser humano

Além disso, a assistente virtual da Apple ficará agora com um tom de voz mais parecido ao do de um ser humano.

No que concerne ao Spotlight, as informações sobre um determinado voo estarão agora também integradas. Imagina que vais viajar e podes simplesmente escrever o número do voo e verás os tempos de partida, o portal e informações sobre o destino. Passa também a ser possível disponibilizar várias páginas da Wikipédia para consulta.

HEVC e HEIF passam a ser suportados

O primeiro para vídeo e o segundo para fotos, são formatos agora suportados (tal como no iOS) que mantêm a qualidade com um tamanho inferior.

Se tiveres um dos Iphones lançados no ano passado ou um Ipad Pro ou pensas comprar um dos novos Iphone, sabe que estes tiram fotos e vídeos nestes formatos, sendo que ao fazeres esta atualização melhoras a tua experiência dentro do ecossistema Apple.

A app Fotos tem novas funcionalidades

Se fores um utilizador desta app, vai ser a mudança mais sentida, pois finalmente a Apple ouviu as queixas dos utilizadores.

Tens agora disponível uma barra lateral bastante intuitiva, que te permitirá editar facilmente. Podes ver quais as fotos favoritas, as já editadas e o design geral está mais próximo da app para iOS 11, tal como algumas das funcionalidades.

A app Fotos tem um novo modo de edição no macOS High Sierra

A grandes mudanças para os que editam fotografias profissionalmente estão no novo modo de edição. As mudanças são expostas na barra lateral, e há novos controlos que antes não existiam.

A app oferece também uma melhor integração com outras como o Pixelmator ou o Photoshop, bastando para isso dar um click na foto no lado direito do trackpad e selecionar “editar com”, sendo que as alterações são automaticamente gravadas na galeria.

Outras alterações interessantes:

  • Metal 2 oferece melhores gráficos e melhor performance
  • A aplicação Notas passa a incorporar tabelas
  • A partilha de ficheiros através do iCloud está mais simples
  • Podes tirar uma foto durante uma chamada no FaceTime com apenas um click
  • Os botões de Picture-in-picture, Night Shift e Airplay passam a estar na Touch Bar quando estiveres a assistir a um vídeo

Não eram de esperar novidades de encher o olho com esta atualização, já que estamos a falar de um sistema maduro e bem consistente. As minhas preferências vão para as vantangens da nova versão do Safari.

E tu, o que mais gostaste nas novidades do macOS High Sierra? Já fizeste a atualização? Diz-nos nos comentários.

Outros assuntos relevantes:

Samsung Galaxy A5 2018: ‘Infinity Display’ e Bixby são possibilidades

Zoji Z8: Um smartphone robusto com especificações aceitáveis!

Motorola Moto X Play pode receber o novo Android Nougat 7.1.2

Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Ultimate Team é o seu atual saco de boxe, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.