Apple lança finalmente a função mais pedida no Face ID do iPhone​​​​​​​

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

O Face ID é a forma de desbloqueio mais recente dos iPhone, lançada quando a Apple decidiu abandonar o Touch ID nestes equipamentos. Mas desde que surgiu a pandemia, este sempre sofreu com um problema: máscaras.

A Apple acaba de lançar a versão Beta do iOS 15.4 para programadores, e chega finalmente com a funcionalidade mais pedida no Face ID. Passa a ser possível desbloquear o teu iPhone, mesmo com uma máscara colocada.

Face ID já funciona com máscara no iOS 15.4

Face ID com máscara apenas nos iPhone 12 e iPhone 13

Há, no entanto, um pequeno senão que deves ter em conta. O Face ID foi lançado originalmente para todos os modelos desde o iPhone X. No entanto, só poderás ter acesso a esta novidade se tiveres um iPhone 12 ou mais recente.

Sendo utilizador de um iPhone 12 e do Apple Pay, esta novidade vem mesmo a calhar. Na maior parte das vezes, para usar o Apple Pay a solução é baixar ligeiramente a máscara ou marcar o código de segurança. E num serviço que se quer rápido, essa não é a solução ideal.

“O Face ID é mais preciso quando é definido para reconhecimento facial total. Para usares o Face ID enquanto usas uma máscara, o iPhone vai reconhecer os elementos únicos à volta dos olhos para autenticar. Deves olhar para o teu iPhone para usar o Face ID enquanto tens uma máscara colocada”, esclarece a Apple assim que ativas a funcionalidade.

Outro pormenor é que podes adicionar à leitura de Face ID com máscara os óculos que usas regularmente. No entanto, deves ter em conta que o Face ID com máscara não suporta óculos de sol.

Como referi no início, esta funcionalidade encontra-se disponível para iPhone 12 mini, iPhone 12, iPhone 12 Pro, iPhone 12 Pro Max, iPhone 13 mini, iPhone 13, iPhone 13 Pro e iPhone 13 Pro Max. Estará por explicar a impossibilidade de a ativar (por agora) nos iPhone XS, iPhone 11 e iPhone X.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi POCO F4 GT 'pisca o olho' ao lançamento com esta novidade
  • Xiaomi: novo compressor portátil já é o mais vendido na Amazon
  • iRobot Roomba 981: limpa a casa por ti e agora está a um preço imperdível
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.