Apple - Jony Ive volta a ser, mais do que nunca, o líder de Design

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Depois de dois anos em que ia alienando algumas das suas responsabilidades imediatas enquanto Chief Design Officer na Apple, o senhor Jony Ive volta a ser a primeira e a última palavra em todos os traços que definam um produto da maçã. Agora, mais do que nunca, todo o designer da Apple responde diretamente a Ive. Se Tim Cook é o CEO e atual líder de uma das maiores empresas do mundo, Jony Ive é o nº2, a personalidade mais famosa em toda a empresa de Cupertino.

Vê ainda: Play Store – Mais de 20 apps temporariamente gratuitas para o teu smartphone

Jony Ive, em 2015, com 50 anos, recebeu o cargo de diretor executivo de design na Apple. Este senhor que esteve diretamente envolvido, que desenho, produtos como o iPod, esteve um pouco afastado durante os últimos dois anos. Sempre ativo nos bastidores, diretamente envolvido com cada etapa da construção do novo Apple Campus, o edifício que será a nova base de operações da empresa. Agora, o novo Apple Park está completo.

Jony Ive volta a concentrar-se no departamento de Design na Apple

Agora, com 52 anos, Jony Ive está de volta, mais focado do que nunca no design dos produtos Apple. Referiu uma porta-voz da empresa à Bloomberg na passada sexta-feira. Depois de ter delegado várias tarefas e incumbências diárias de gestão do seu departamento para Alan Dye e Richard Howarth, Ive está de volta.

A par de Tim Cook, Jony Ive é um dos rostos mais famosos na empresa e em todo o mundo. Durante dois anos teve que entregar algumas das suas responsabilidades para trabalhar na já terminada "nave espacial". Agora, as rédeas do departamento de design estão de novo segura e confortavelmente assentes na sua mão habilidosa.

Foi com o lápis que criou alguns dos mais icónicos produtos da marca. Jony Ive, que se juntou à Apple em 1996, mesmo antes de Steve Jobs ter voltado a casa - e quando esta estava quase a falir - Ive nunca desistiu. Agora, está de volta com toda a sua atenção a concentrar-se única e exclusivamente no design de novos produtos.

Jony Ive é um dos rostos mais famosos da Apple

No decurso das próximas duas décadas Jony Ive iria esboçar o primeiro iMac em 1998. Três anos depois alinhou o primeiro iPod. Em 2010 iria desenhar o primeiro iPad. Em 2012, um ano após Tim Cook ter subido à posição de CEO, Ive subia à posição de chefe de design do software.

Entretanto, a Apple cresceu e continuaria a crescer até ocupar o lugar cimeiro entre as empresas mais valiosas do mundo. Jony Ive esteve também envolvido no design do iPhone e do Apple Watch, produtos que lhe garantiram um lugar no quadro de honra de toda a empresa. O seu portfólio é tão vasto quanto o seu talento.

Enfrentou também alguns percalços como o momento em que Tim Cook teve que recomendar aos seus consumidores que utilizassem outro serviço que não o seu Maps. Pelo menos até que este fosse completamente reformulado. Sim, Tim Cook teve que recomendar a utilização do Google Maps na altura em que Scott Forstall foi despedido pela vergonhosa performance do seu serviço de navegação.

Em suma, se foi Steve Jobs, e agora Tim Cook que guiaram pela mão a Apple, foi este senhor quem brilhantemente esboçou o seu rosto e Phil Schiller quem a deu a conhecer ao mundo. Uma experiência e uma empresa que não deixa ninguém indiferente.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Samsung Galaxy J2 Pro (2018) já revelou todos os seus segredos

Motorola – Serão estas as primeiras imagens do Moto Z3 Ultra 2018?

Nova

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.