O desempenho fotográfico dos iPhones tem sido bastante louvável nos últimos anos, porém, tecnicamente, estão um pouco atrás dos rivais Android. Em causa está a utilização de uma lente periscópica para fotografias com aproximação ótica.
Essa desvantagem está mais perto de ser anulada com a descoberta da mais recente patente submetida pela Apple. O documento foi descoberto pela Patently Apple e revela-nos uma das possíveis abordagens da empresa a essa tecnologia.
Apple dará um passo em frente com a sua lente periscópica
Vale notar que esta não é a única patente submetida pela Apple relativamente à utilização de uma lente periscópica nos iPhones. Contudo, o documento descoberto agora mostra-nos como a americana poderá melhorar a tecnologia que já conhecemos.
Com efeito, a Apple procurou aprovação para a utilização de um módulo periscópico com dois primas e uma pilha de lentes entre eles. O principal destaque reside nas várias lentes que a Apple quer incorporar a meio deste módulo.
Importa referir que os módulos periscópicos atuais usam apenas uma lente, mas a Apple quer multiplicar este componente. As várias lentes poderão ser utilizadas para uma melhor focagem automática e configuradas até para a estabilização ótica da imagem.
Se a Apple poderá surpreender com a engenharia associada a este módulo, ficará, no entanto, aquém naquilo que oferecerá ao utilizador. Segundo o que é referido na patente, este módulo oferecerá um zoom ótico de até 3 vezes.
Este ponto desilude porque vários smartphones Android com lentes periscópicas já proporcionam zoom ótico de até 10 vezes. Assim sendo, caso a Apple se fique pelas 3x, será uma decisão muito conservadora da sua parte.
Esperemos que a Apple possa implementar uma tecnologia ligeiramente diferente daquilo que é retratado neste documento. Concretamente, seria desejável que a marca dotasse os seus iPhones com uma capacidade de aproximação ótica mais alargada.
Primeiro iPhone com lente perisópica só em 2023
Quem a afirma é Ming-Chi Kuo, um dos mais conceituados analistas ligados à Apple. Numa das suas notas aos investidores, ele afirma que o primeiro iPhone com uma lente periscópica não chegará ao mercado antes de 2023.
Restam mais dois anos para podermos testemunhar uma das maiores evoluções nas câmaras dos iPhones. Até lá, a Apple continuará a apostar numa lente telefoto convencional.
Editores 4gnews recomendam:
- iOS 15: conhece as novidades que não estarão disponíveis em todos os iPhones
- WhatsApp para iOS tem uma excelente novidade para o teu Apple iPhone
- Apple acolherá um dos principais pedidos dos utilizadores nos novos MacBook Pro