Apple já iniciou a produção do sucessor do poderoso SoC M1

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A notícia é avançada pela publicação Nikkei e dá conta de um marco importante para o futuro dos computadores da Apple. Conforme avança a fonte, a produção do processador que irá suceder ao poderoso M1 já entrou em fase de produção em massa.

Esta tarefa ficará ao encargo da asiática TSMC, que também produziu o M1 e os restantes SoC´s que vemos no interior dos iPhone e iPad. Quer isto dizer que os novos produtos com o novo Apple Silicon não tardarão a ser desvendados.

Apple M2 promete ser ainda mais impressionante que o modelo original

Ainda não é certa qual a nomenclatura escolhida pela Apple para o seu próximo processador próprio. Alguns referem o M1X, ao passo que a fonte fala no M2, designação que iremos utilizar neste artigo.

Ao que se sabe, o novo M2 terá direito a um novo processo de fabrico que, obviamente, lhe conferirá ainda mais poder que o modelo que o antecedeu. O novo processo é conhecido como N5P e promete deixar novamente o mercado impressionado.

De acordo com a fonte, podemos estar perante ganhos de 5% no desempenho de processamento e 10% na sua prestação gráfica. O termo de comparação aqui é o M1, anunciado na WWDC de 2020 e posteriormente enviado para o mercado nos novos MacBook Air e MacBook Pro de 13" polegadas.

O diferente processo de produção não será o único responsável pelo expectável aumento de desempenho. Espera-se que o M2 venha com mais núcleos de processamento e gráfica, algo que naturalmente dará um boost aos equipamentos que o venham a utilizar.

Quais os modelos que devem utilizar o novo M2

Aqui entramos no reino da especulação, pois a Apple nem sequer anunciou a nova geração do seu processador próprio. No entanto, existe um punhado de produtos que certamente irão usufruir deste SoC.

Espera-se, portanto, a revelação de um novo MacBook Pro de 16" polegadas com este poderoso processador. Contudo, não podemos descartar a possibilidade de ser desvendado um modelo de 14" polegadas com o mesmo componente.

Após a revelação do novo iMac de 24" polegadas, na semana passada, acredita-se que um modelo de 30" polegadas possa ser revelado ainda este ano. Já a hipótese de vermos o Mac Pro seguir o mesmo caminho parece mais rebuscada, para já, mas não deve ser menosprezada.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple já lançou o iOS 14.5! A versão que quer aumentar a tua privacidade
  • Apple terá adiado o lançamento dos primeiros óculos de Realidade Aumentada
  • Apple revela quantas AirTags podem ser ligadas ao mesmo Apple ID
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.