Apple: Já é altura para Tim Cook se reformar?

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Tim Cook está intrinsecamente ligado à Apple e vice-versa. E o caso não é para menos, uma vez que este homem grisalho de 64 anos está à frente da conhecida empresa desde agosto de 2011.

Recentemente, numa entrevista à Wired, o CEO da Apple falou sobre o seu cabelo branco e uma potencial reforma. As respostas não podiam ser mais tranquilizadoras para os seguidores da marca e fãs de Tim Cook.

“É um privilégio estar aqui”

Tim Cook numa loja da Apple
Tim Cook na loja da Quinta Avenida em Nova Iorque no momento em que o iPhone 16 foi colocado à venda Crédito@Apple

A entrevista à Wired tinha como assunto de fundo o passado, presente e futuro da Apple e, nesse sentido, a questão da reforma de Tim Cook foi, obviamente, abordado.

Num tom bem-disposto, o CEO da empresa revelou que esta é uma pergunta que lhe fazem muito ultimamente e que entende que a razão para isso acontecer está relacionada “com o cabelo grisalho”.

Mas quanto à sua possível retirada para a reforma, Tim Cook, ainda que evasivo, sossega os fãs da conhecida marca global, ao afirmar que “é um privilégio estar aqui. E farei isso até que a voz na minha cabeça me diga que é hora de ir embora”.

Ora, aparentemente, a tal voz ainda não terá dito nada e Tim Cook vai manter-se ao comando de uma das empresas mais reconhecidas, a nível global.

O percurso até CEO da Apple

De acordo com informações divulgadas no site oficial da Apple, Tim Cook foi nomeado CEO da empresa em agosto de 2011. Pouco tempo antes do emblemático Steve Jobs ter falecido, por doença prolongada, a 5 de outubro do mesmo ano.

Mas antes de ser o homem forte da Apple, Tim Cook ocupava já uma posição de destaque ao ser o responsável por todas as vendas e operações mundiais da empresa. Sempre manteve uma relação muito próxima de Steve Jobs e chegou mesmo a revelar que o seu antecessor foi “o CEO mais invulgar” que alguma vez conheceu.

Dentro da Apple, Tim Cook também chegou a chefiar a área Macintosh, sendo um dos responsáveis pelo relacionamento estratégico com fornecedores e revendedores.

Mas antes de entrar para a Apple, Cook teve cargos relevantes em outras empresas de tecnologia. Foi vice-presidentes de materiais corporativos da extinta Compaq, assim como passou 12 anos da sua carreira na IBM, onde liderou áreas relacionadas com a produção e distribuição PCs.

Tim Cook é conhecido por preservar bastante a sua privacidade e vida pessoal, mas é do conhecimento público que é um adepto de fitness que adora fazer caminhadas.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt