Empresas como a Samsung optaram por dar um novo concreto ao pacote de funções de Inteligência Artificial nos seus equipamentos. No caso desta, a escolha recaiu sobre Galaxy Ai. Já a Apple, vai seguir uma estratégia semelhante.
"Apple Intelligence" é o nome das funções de IA no iOS 18
As funcionalidades de IA que a Apple lançará com o iOS 18 ficarão conhecidas como "Apple Intelligence". Uma notícia que nos chega pelo conceituado jornalista Mark Gurman, no seu último relatório para a Bloomberg.
Escusado será dizer que esta é uma opção bastante inteligente por parte da Apple. Deste modo, ela associará o já popular acrónimo AI às funcionalidades de Inteligência Artificial presentes nos seus dispositivos.
Estas serão certamente um dos destaques do evento da próxima segunda-feira da Apple. Por ocasião da WWDC 2024, a empresa desvendará o iOS 18 e tudo o que de novo este sistema operativo trará para o iPhone.
E mesmo antes desse aguardado evento, Mark Gurman revela algumas das novidades de IA preparadas pela Apple. Segundo o seu relatório, ela focou-se no desenvolvimento de funções para apoiar a produtividade dos utilizadores e as suas tarefas diárias.
Por exemplo, a "Apple Intelligence" trará ferramentas para sumarizar páginas web através do Safari. Já as aplicações Mensagens e Email irão sugerir respostas mais elaboradas e a última terá um algoritmo de IA para filtrar a caixa de entrada dos utilizadores.
Tal como as suas rivais, a Apple também oferecerá aos seus utilizadores ferramentas para edição de fotografias com IA diretamente no iPhone. Aqui inclui-se, por exemplo, uma alternativa ao Smart Eraser do Google Fotos.
As tão aguardadas melhorias para a Siri deverão confirmar-se com a apresentação do iOS 18. No entanto, Gurman acredita que estas só chegarão ao público no próximo ano.
Numa vertente mais descontraída, a Apple deverá apresentar um novo mecanismo para gerar emojis em tempo real. Estes serão concebidos com base naquilo que os utilizadores estiverem a escrever no momento.
Todas as funcionalidades acima referidas serão processadas de forma hibrida. Ou seja, a Apple deverá socorrer-se de processamento local e na nuvem para oferecer aos utilizadores a melhor experiência possível.
Olhando para a credibilidade que Mark Gurman tem, temos poucas razões para duvidar das suas previsões. Ainda assim, tudo só será esclarecido na próxima segunda-feira, assim que a Apple subir ao palco para apresentar o iOS 18 e os seus demais sistemas operativos.