Apple: O que é o Antenna-gate que está a afetar o iPhone XS e XS Max?

Rui Bacelar
Apple iPhone XS Max iOS FirstPost
Os mais recentes topos de gama de Cupertino têm estado no centro de algumas polémicas. @FirstPost

Apresentados a 12 de setembro de 2018, os novos Apple iPhone XS Max, iPhone XS bem como o iPhone Xr são as novas apostas da marca. Por conseguinte, foram o ponto alto de toda a keynote realizada no Apple Park, mais concretamente no auditório Steve Jobs.

A marca apelida-os de os smartphones mais avançados do mercado. Todavia, já vimos aqui que pelo menos no quesito da autonomia contentam-se com a mediocridade. Já por outro lado, o seu novo processador A12 Bionic é efetivamente o mais poderoso segundo a AnTuTu.

Vê ainda: macOS Mojave está agora disponível para instalação!

Equipados com o sistema operativo iOS 12, os novos dispositivos móveis são também os mais caros do mercado. Posto isto, o nível de excelência esperado pelos consumidores também tem aumentado significativamente. Todavia, estamos agora a braços com um novo "escândalo", o "Antenna-gate".

Em primeiro lugar as queixas dos utilizadores vai se acumulando, seja na plataforma Reddit bem como nos fóruns da própria Apple. Ademais, temos também já várias comparações entre vários modelos de iPhone bem como dispositivos Android. Algo que já aqui demos a conhecer na 4gnews.

Apple iPhone XS Max e iPhone XS com falha congénita?

Com o propósito de apurar a verdade, inúmeras publicações como a macrumors e a AppleInsider dariam a conhecer o caso. Por conseguinte tentando reunir opiniões dos utilizadores. Nesse sentido apurou-se desde já que o problema consiste na receção de sinal de rede 4G LTE bem como a rede Wi-Fi. Em suma, algo que se traduz não só em velocidade de comunicação inferior como por vezes inexistente onde outrora existia - com o iPhone X, por exemplo.

Em segundo lugar o problema não é limitado apenas a uma operadora ou apenas a um modelo dos novos Apple iPhone XS. Ao invés e segundo os vários relatos, seja o Apple iPhone XS Max ou iPhone XS, a recepção de rede é por vezes inferior à dos modelos mais antigos. O mesmo sucedendo com a velocidade e intensidade do sinal de Wi-Fi.

SpeedSmart Apple iPhone XS Max
Os novos terminais estão equipados com amplificadores de sinal mais poderosos.

Já segundo a publicação TheVerge, citando aqui os testes levados a cabo pela SpeedSmart ambos os novos terminais deveriam portar-se melhor e não...pior! Note-se que temos agora componentes mais capazes no seu interior, algo que já aqui demos a conhecer.

Todavia, é a configuração das antenas, a construção dos novos dispositivos que parece estar a comprometer a sua conectividade. Nesse sentido, apesar de suportar agora mais bandas do que nunca, as limitações físicas dentro dos novos iPhone's podem estar a "barrar" a recepção. Algo detectado em primeira mão pela iFixit.

Poderá uma atualização do iOS resolver a questão?

Aqui as opiniões parecem divergir. Todavia, segundo esta publicação do site Tom'sGuide, temos más notícias. Os problemas de concepção na organização das 4 antenas não podem ser resolvidos com uma atualização de software, algo que facilmente compreendemos.

Apple iPhone Xs antenas iFixit
Na imagem podemos ver o amplificador de sinal (a vermelho) cortesia da @iFixit

Nesse sentido, Andrew J Shepherd, engenheiro e perito em radio-frequência afirma que uma atualização do software poderá atenuar o problema. Não o resolverá por completo uma vez que por muito que reforcem os amplificadores de sinal, as antenas continuarão...compactadas.

Em suma, a única salvação para esta falha na concepção e design dos Apple iPhone XS seria uma alteração à sua configuração física. Assim sendo, uma atualização de software poderia apenas atenuar a questão ou mascarar a mesma.

Aguardamos agora por mais desenvolvimentos em torno deste caso, prometendo acompanhar todas as novidades.

Editores 4gnews recomendam:

Apple iPhone Xs Max estará a vender 4 vezes melhor que o iPhone XS

Autonomia dos iPhone XS e iPhone XS Max está dentro da média

Apple Watch 4 tem tudo para ser um grande sucesso de vendas

Fonte 1, Fonte 2 | via 1, via 2, via 3

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.