Apple iPhone Xs apresenta falhas de conectividade devido ao seu design

Rui Bacelar
Apple iPhone XS Max antena
Será que o mais recente topo de gama é afetado por esta falha?

Da mesma empresa que achou boa ideia carregar o seu Magic Mouse de pernas para o ar chega-nos agora um novo Apple iPhone Xs. O mais recente dispositivo a sofrer de uma aparente maleita, a sobreposição do design ao aspecto funcional do equipamento.

Por outras palavras, já desde a sua apresentação no dia 12 de setembro que um blog especializado em conectividade de rádio havia alertado para o facto. Na altura sugerindo que o novo Apple iPhone Xs, iPhone Xs Max bem como o iPhone Xr poderiam padecer de problemas de conectividade.

Vê ainda: iPhone XS Max está a ter mais popularidade que o iPhone XS

Todos os novos produtos estariam susceptíveis a falhas de rede e fraca recepção de sinal 4G LTE e mesmo Wi-Fi (rede sem-fios). Algo que se deveria sobretudo às escolhas a nível de forma e design dos smartphones em si bem como os respetivos materiais de construção.

Todavia, a teoria e aviso inicial baseava-se apenas em especulação, tendo como único fundamento os testes realizados pela entidade FCC. Sim, a Comissão Federal de Comunicações. Este que é o órgão regulador da área de telecomunicações e radiodifusão dos Estados Unidos.

Apple iPhone Xs conta com 4 antenas no seu interior!

Agora, tanto quanto sabemos, começam a surgir as primeiras queixas feitas pelos utilizadores dos seus novos telefones. Apontando a fraca receção de sinal de rede móvel em diversas operadoras nos Estados Unidos da América. Nesse sentido importa agora descobrir quem ou o que é que está a causar este problemas nos novos Apple iPhone Xs. Por conseguinte, segundo o engenheiro Andrew Shepherd, com base nos ficheiros presentes na FCC o problema está na própria concepção dos novos Apple iPhone.

Apple iPhone Xs antenas iFixit
Na imagem podemos ver o amplificador de sinal (a vermelho) cortesia da @iFixit

Em virtude da sua construção, ao passo que os amplificadores de sinal são muito fortes, as antenas em si são fracas. Por vezes incapazes de estabelecer uma conexão suficientemente forte e satisfatória para o utilizador comum.

Antenas a mais? Assim parece...

Em primeiro lugar a Apple colocou um total de 4 antenas nos seus novos iPhone Xs e Xs MAX. Nesse sentido, cobre agora um número recorde de novas bandas. Todavia, isto acaba por saturar o interior do smartphone. Já para não falar da estrutura em aço que reforça todo o dispositivo.

Em suma, estes fatores estão a dificultar a recepção de sinal nos novos iPhones. Parece contraproducente, com 4 antenas no interior do dispositivo mas, segundo consta, apenas uma pode ser utilizada de cada vez.

Apple-iPhone-Xs-antena-1.jpgApple-iPhone-Xs-antena-2.jpgApple-iPhone-Xs-antena-3.jpgApple-iPhone-Xs-antena-4.jpgApple-iPhone-Xs-antena-5.jpgApple-iPhone-Xs-antena-6.jpgApple-iPhone-Xs-antena.jpg

Ora, com mais antenas no seu interior e sendo que apenas uma pode ser utilizada de cada vez, a força de sinal que lhe chega acaba por ser menor. Isto claro, sem desvirtuar o poderoso amplificador de sinal presente nos novos Apple iPhone Xs.

Para o utilizador temos algumas boas notícias uma vez que a Apple pode mitigar a situação com uma atualização de software. Isto é, com algumas alterações ao software a recepção de sinal pode ser melhorada nos novos dispositivos móveis.

Todavia, não deixa de ser uma falha na concepção do terminal, algo que já tem precedentes no seio da maçã.

Editores 4gnews recomendam:

Detesto-te Apple! O dia em que me senti ‘preso’ no ecossistema

Google Maps vai em breve ajudar-te a planear férias com amigos

Google Fotos vai revolucionar a forma como tiras fotografias

Fonte 1, Fonte 2, Fonte 3 | Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.