Apple: Poderá o iPhone XR ser o "verdadeiro" iPhone 9?

Rui Bacelar
Apple iPhone XR iPhone 9 iOS 9
Será o XR o verdadeiro "9"? ©iFixit

O mais acessível dos novos smartphones com a plataforma iOS, o Apple iPhone XR já chegou às lojas. Face aos demais dispositivos da tecnológica de Cupertino apresenta várias diferenças, desde o ecrã às suas câmaras. Agora, a iFixit analisou este smartphone, deixando-nos com a leve impressão de que este é o verdadeiro iPhone 9.

Em primeiro lugar cumpre salientar que a tecnológica norte-americana saltou do iPhone 8 diretamente para o iPhone X em 2017. Por conseguinte, a geração "iPhone 9" acabou por nunca se materializar.

Vê ainda: Android vs iPhone: 5 características estreadas nos smartphones Android

Apesar de não ser tão fantástico como os demais smartphones da marca, o iPhone XR é relativamente acessível. Sim, não deixam de ser 879 ou mais euros em Portugal mas chega até a parecer "barato" face aos topos de gama da marca.

Nesse sentido, estávamos bastante curiosos para ver como foi construído e organizado este Apple iPhone XR. Que tipo de compromissos temos no seu interior para que o seu preço possa ser relativamente acessível.

Apple iPhone XR ou iPhone 9 que nunca tivemos?

Por conseguinte, graças à iFixit temos agora o Apple iPhone XR desmontado passo a passo bem como uma comparação com os topos de gama. Nesse sentido, podemos agora ver tudo o que muda no seu interior face às versões mais caras e analisar os prós e contras da sua construção. Em segundo lugar podemos também aferir a facilidade de reparação deste terminal. Em suma, a facilidade de troca ou substituição de algum dos seus componentes em caso de necessidade. Algo bem importante para todos os técnicos de reparação.

Apple-iPhone-XR-iPhone-9-iOS-1.jpgApple-iPhone-XR-iPhone-9-iOS-2.jpgApple-iPhone-XR-iPhone-9-iOS-3.jpgApple-iPhone-XR-iPhone-9-iOS-4.jpgApple-iPhone-XR-iPhone-9-iOS-5.jpgApple-iPhone-XR-iPhone-9-iOS-6.jpgApple-iPhone-XR-iPhone-9-iOS-7.jpgApple-iPhone-XR-iPhone-9-iOS-8.jpgApple-iPhone-XR-iPhone-9-iOS-9.jpgApple-iPhone-XR-iPhone-9-iOS-10.jpgApple-iPhone-XR-iPhone-9-iOS-11.jpgApple-iPhone-XR-iPhone-9-iOS.jpg

Olhando para as conclusões da iFixit podemos apontar, em primeiro lugar, que o Apple iPhone XR obteve o mesmo índice de reparabilidade dos demais smartphones iOS. Nesse sentido, também este terminal foi avaliado com um total de 6 pontos em 10 possíveis.

Apple iPhone XR é relativamente simples de reparar

A iFixit salienta que em caso de quebra ou dano no ecrã é fácil abril o Apple iPhone XR e trocar este componente. O mesmo apontou face à sua bateria, componente de fácil troca em caso de necessidade.

Esta entidade aponta a facilidade de substituição do painel LCD caso este, como o vidro, possa apresentar algum dano. Procedimento que não apresentará grandes entraves aos técnicos de reparação.

Todavia, será difícil assegurar a sua resistência à água após uma intervenção, algo que ditou uma pontuação não tão generosa. Aqui bem como a utilização do vidro, tanto no painel frontal como no painel traseiro. Algo que acarreta mais riscos de quebra.

Em suma, a iFixit acaba por considerar o Apple iPhone XR tão fácil de reparar "como praticamente qualquer smartphone Android".

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).