O Apple iPhone X tem lançamento marcado para o dia 3 de novembro. Aqueles que ansiosamente esperam pelo novo smartphone da Apple terão a oportunidade de gastar 1179€ já na próxima sexta-feira na pré-venda.
O terminal da empresa de Cupertino deu que falar na apresentação, aliás, o dispositivo tem dado que falar sem que ainda tivesse saído de forma oficial. Falou-se que a Apple estava com alguns problemas na produção do novo dispositivo, desde sensores 3D para o Face ID até aos sensores das câmaras fotográficas.
Vê ainda: Nokia 8 com 6GB de RAM já disponível na Alemanha
Este novo Apple iPhone X tem pela frente uma jornada complexa em muitos sentidos. A Apple optou por investir num design um pouco diferente dos outros bezel-less phones. O iPhone X conta com um ecrã quase sem margens, contudo, na parte superior deparamo-nos com a tal "noche", também conhecida em Portugal como "monocelha".
A tal monocelha traz aos desenvolvedores iOS uma dor de cabeça acrescida na construção das suas aplicações. Podemos ver no último vídeo publicado por um utilizador que a aplicação do instagram está longe de ficar perfeita com a tal monocelha.
Apple iPhone X começa as suas pré-vendas no dia 27 de outubro
Um desenvolvedor que já trabalha em apps iOS há 8 anos referiu: "Mesmo que faças exatamente como a Apple quer, haverá problemas. A API para lidar com o Noche "corretamente" (área segura) é nova no iOS 11. Não há nenhuma maneira de ter escrito de forma prévia para apoiar tal característica. Os usuários do iPhone X do dia 1 terão problemas em quase todas as aplicações." - Zacwest, Reddit
Isto quer dizer que o terminal chegará às mãos dos utilizadores mas só mais tarde é que as aplicações receberão atualizações para que a situação fique normalizada. Não é a primeira vez que vemos tal situação, utilizadores primários do iPhone 6 tiveram problemas idênticos com as aplicações devido à diferença de tamanho do ecrã para os modelos anteriores.
Não me parece preocupante tal situação, mas mais uma vez, a Apple vai depender da boa vontade dos desenvolvedores para atualizarem as suas apps o mais depressa possível.
Outros assuntos relevantes: