Apple - Como gravar em 4K 60fps no iPhone 8, iPhone 8 Plus e iPhone X

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Estamos em plena "Apple season" depois do evento de apresentação da nova geração de iPhone's (iPhone 8, iPhone 8 Plus e iPhone X), no passado dia 12 de setembro e depois de ontem, 19 de setembro, a nova versão do sistema operativo, próprias leis de mercado.

Apple reforçou a foto e vídeo nos iPhone 8, iPhone 8 Plus e iPhone X

Este ano a Apple melhorou consideravelmente as câmaras dos novos Apple iPhone 8 e iPhone 8 Plus em comparação com a geração iPhone 7 lançados em 2016. A resolução de imagem permanece a mesma mas, em comparação com o ano passado, o novo sensor consegue captar até 83% mais luz em cada imagem do que nos modeles de ano passado.

Além disso, o novo processador Apple A11 Bionic conta com um co-processador dedicado ao processamento da imagem (ISP ou image signal processor) com uma gráfica (GPU) concebida especificamente para o efeito. Em suma, conseguirá processar em tempo real a imagem e luz, algo que também terá repercussões nas capacidades para jogos nos novos smartphones.

Contudo, a maior novidade prende-se com as capacidades de gravação de vídeo em resolução Ultra-HD 4K a 60 fps (frames por segundo). Todos os novos três equipamentos, o iPhone 8, iPhone 8 Plus e iPhone X são capazes de gravar nesta configuração ou a 1080p Full-HD a 240fps para um efeito câmara lenta com bastante qualidade.

4K a 60fps é uma capacidade única dos iPhone 8, 8 Plus e iPhone X

Posto isto, para que retires todo o proveito das novas câmaras dos iPhone's e do novo iOS 11 vai a Definições - Câmara e escolho o modo de vídeo que preferires.

Todavia não te esqueças que na resolução máxima (4K a 60fps), cada minuto de vídeo gravado ocupará cerca de 400mb do teu armazenamento interno com o novo standard (formato de ficheiro) que tecnológica criou para reforçar os seus novos lançamentos.

Para mais informações sobre tudo o que é tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts e os nossos PodCasts semanais.

A possibilidade de gravação a 4K (Ultra-HD) é um dos maiores trunfos da nova geração de iPhone's e cristalizam a mestria da Apple no quesito de fotografia (e neste caso vídeo) com dispositivos móveis.

Outros assuntos relevantes:

OnePlus disponibiliza nova OxygenOS para o OnePlus 3 e OnePlus 3T

Phone X

não tivesse existido?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.