Apple iPhone X imune às leis do mercado. Preço alto gera mais procura!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Os produtos da Apple são tão bons que se tornaram imunes às normais leis do mercado e princípios base da economia? Por norma o senso comum ditaria que quanto mais alto fosse o preço de venda ao público do Apple iPhone X menos seria a procura pelo modelo comemorativo dos 10 anos de lançamento do primeiro iPhone.

Vê também: Xiaomi Mi 7 chegará na Mobile World Congress com tudo isto?

Afinal de contas, em Portugal o Apple iPhone X com 64GB de armazenamento interno custará 1179 euros e 1359 euros para a variante com 256GB de armazenamento interno. Ora, para grande surpresa de vários analistas de mercado, a firma Morgan Stanley afirma que os preços mais altos farão com que a procura aumente, sobretudo para o modelo mais caro.

Preço do Apple iPhone X provocará um aumento na sua procura

De acordo com a analista dedicada a esta marca, Katy Huberty, "o aumento de preços baseado na inovação aumentará historicamente a procura pelos produtos da Apple, em vez de a prejudicar".

Ainda segundo Huberty, o modus operandi (curso de ação) da tecnológica norte-americana centra-se em vender produtos de alta qualidade e inovadores a preços premium. Afirma ainda que a demanda pelos modelos dos iPhone's é baseada no preço médio de cada variante / modelo de smartphone.

Quanto maior for o preço, maior será a procura, e vice-versa. Pelos vistos a gigante de Cupertino já se terá apercebido disto há algum tempo uma vez que a tecnológica de Cupertino não parece estar nada preocupada com o facto de o iPhone X custar uma pequena fortuna.

" A Apple é uma marca inspiradora que criar produtos inovadores e de alta qualidade, vendendo-os a preços premium. Como resultado dessa política, a empresa consegue escapar ao típico modelo de economia de mercado em que o aumento do preço geraria inexoravelmente uma diminuição da procura. Na prática, a procura pelos iPhone's da Apple está diretamente co-relacionada com o seu preço e quanto maior for este, maior será a procura", afirmações de Katy Huberty, analista de mercado especializada na Apple.

Adivinha-se mais um ano dourado para a Apple

Esta analista da Morgan Stanley atribui ainda bastantes créditos ao fãs leais da Apple. Segundo um estudo levado a cabo por esta mesma empresa em abril de 2017, 92% dos utilizadores de um iPhone planeavam comprar o novo modelo assim que este fosse anunciado.

Todos estes factores criam um ótimo prenúncio para novos recordes de vendas a serem quebrados pela gigante de Cupertino. Cada vez mais o iPhone será um tesouro procurado e ao alcance apenas de alguns. Será sem dúvida, um forte ano de vendas para a empresa de Tim Cook.

Para mais informações sobre tudo o que é tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts e os nossos PodCasts semanais.

E tu, planeias adquirir um iPhone X ou algum dos novos modelos apresentados em setembro de 2017 pela mão de Tim Cook no auditório Steve Jobs?

Outros assuntos relevantes:

OnePlus disponibiliza nova OxygenOS para o OnePlus 3 e OnePlus 3T

Phone X

não tivesse existido?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.