Galaxy S9 à vista, Huawei P20 logo depois, Apple iPhone X em risco?

Rui Bacelar
Samsung Galaxy S9 Huawei P20 Apple iPhone X
A concorrência está cada vez mais acirrada. Terá a Apple motivos para se preocupar? ©reuters

Apple, Samsung e Huawei. iPhone x, Galaxy S9 e Huawei P20. Três marcas e seus respectivos prodígios. Dois deles futuros, um deles presente e com provas dadas no mercado. Vamos, em seguida, analisar por partes e em primeiro lugar olhando para o Apple iPhone X. O que há de verdade nestas duras manchetes?

Depois de já na passada semana termos visto vários títulos de cariz sensacionalista a anunciar a "morte" do Apple iPhone X, esta semana temos títulos mais...moderados. Todavia, não perdem também oportunidade de espicaçar um tema que vai sempre dividir a opinião do leitor. Título feito à medida (como este) que vai despertar a curiosidade de quem nele repouse o olhar.

Vê ainda: Huawei Mate 10 Lite sem hipóteses perante um Honor View 10?

Em primeiro lugar. Estará o Apple iPhone X a vender assim tão pouco? Será um flop ou um fracasso de vendas? Curiosamente, não. Longe disso. Na semana passada, a agência Canalys afirma que a fabricante norte-americana vendeu um total de 29 milhões de unidades.

Sim, desde que chegou ao mercado (novembro de 2017) foram vendidas 27 milhões de unidades do Apple iPhone X. Desta cifra, um total de 7 milhões de unidades foram vendidas na China. Note-se ainda que o mercado chinês tem sido um dos palcos em que a Apple não se consegue impor perante uma Huawei. Mercado onde a Samsung também não usufrui de uma posição forte. Dados da agência IDC.

Apple iPhone X continua envolvo em muita especulação

Voltando à Apple e ao seu topo de gama, o iPhone X. Segundo nos conta o Wall Street Journal, a BGR e várias outras fontes, a Apple terá decidido reduzir a produção do seu Apple iPhone X.

Mais concretamente, terá ordenado as encomendas para sensores fotográficos da Sony. Reduzido também as boards e circuitos da Kyocera, bem como as baterias fabricadas pela TDK. Ora aqui considero que seja uma assunção lógica. Se as encomendas dos componentes foram reduzidos para cerca de metade, é normal que o número de iPhone X's produzidos também vá diminuir.

Analisando o "drama" do iPhone X nas vésperas do Galaxy S9 e Huawei P20

Apple iPhone iPad iOS 11.2
Em breve o iPhone X enfrentará a concorrência do Huawei P20, Huawei P20 Plus, Galaxy S9, Galaxy S9 Plus, entre outros ©reuters

Note-se que aqui a Samsung também irá sofrer um desfalque uma vez que é a fabricante sul-coreana quem produz os painéis OLED. Para além dos displays utilizados no futuro Samsung Galaxy S9 e Samsung Galaxy S9 Plus, é esta a mesma fabricante a quem a Apple encomenda os ecrãs.

Tal como apontam as fontes internacionais, o impacto deste abrandamento na produção do Apple iPhone X só será sentido a partir de abril junto das fornecedoras. Já por outro lado, alguns investidores no mercado de capitais estão a ficar algo reticentes (temerosos) que uma fraca demanda pelo Apple iPhone X teria nas empresas que fornecem os componentes para este smartphone.

Samsung produz os ecrãs que também serão usados nos Galaxy S9 e Galaxy S9 Plus

A queda no valor das ações de várias empresas que fornecem e produzem componentes utilizados no Apple iPhone X é um dos sinais mais preocupantes. Note-se que a especulação e o mercado de capitais são dois lados de uma mesma moeda. Quero com isto dizer que para já é cedo para tirar conclusões.

Sabemos sim, que a Apple não vendeu tantos iPhone X's quanto gostaria na China, apesar de em 2017 ter vendido lá cerca de 7 milhões de unidades. Todavia, na China domina a Huawei. Ora, esta mesma Huawei já confirmou a apresentação do Huawei P20, Huawei P20 Lite e Huawei P20 Plus no dia 27 de marco.

Huawei P20 Apple iPhone X preço Samsung Galaxy S8 Android Samsung Galaxy S9 Plus Evan Blass
Em breve chegarão os Galaxy S9, Galaxy S9 Plus e pouco depois os Huawei P20 e Huawei P20 Plus ©evleaks

Aqui, as fontes apontam a culpa para o tipo de ecrã utilizado no apple iPhone X, ecrã que sabemos ser um OLED. Por razões que nos superam, o facto de ser OLED estará a apresentar-se como um entrave na China. Aí, a Samsung também não usufruiu de uma posição confortável. Aliás, o mercado é dominado pela Huawei, Oppo e Vivo, as três maiores fabricantes chinesas.

Huawei P20, Huawei P20 Plus e até mesmo a versão Lite poderão também optar por um display OLED

Também a Samsung utilizará, tal como já o faz há várias gerações, um ecrã Super AMOLED. Mesma natureza que os ecrãs OLED, diferente nomenclatura. Utilizará esta tecnologia nos seus Galaxy S9 e Galaxy S9 Plus.

Até mesmo a Huawei estará a considerar este tipo de displays nos seus Huawei P20 e Huawei P20 Plus. Já para o económico Huawei P20 Lite a utilização de um ecrã LCD continua a ser a mais provável.

Por último, várias fontes apontam uma forte performance da Apple nos últimos três meses do ano. Note-se ainda que o iPhone X só chegaria ao mercado em meados de novembro. Tudo isto para que fiquem com uma ideia bem clara. A Apple ainda não divulgou o seu relatório fiscal alusivo ao ano de 2017. Deverá fazê-lo em breve. Até lá, é insensato formar já certezas.

Aliás, a única certeza é que muito em breve o iPhone X enfrentará a concorrência do Samsung Galaxy S9 e Galaxy S9 Plus. Ambos chegarão no dia 25 de fevereiro. Posteriormente terá também o Huawei P20 e Huawei P20 Plus com que se preocupar - 27 de março.

Termino com um pensamento. A maçã é tão cobiçada que ninguém resiste a lançar-lhe críticas quando e sempre que possível.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Samsung Galaxy S9 vs Galaxy S8 – Diferentes apenas no preço?

Samsung Galaxy S8 vs OnePlus 5T numa comparação bizarra

Xiaomi e OnePlus? Todos deveriam copiar os swipes do Apple iPhone X

Fonte | Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.