Apple iPhone X - Dois meses depois é assim que ele se porta

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 4 min.

O Apple iPhone X é sem margem para dúvida um dos melhores dispositivos no mercado neste momento. Podemos argumentar que também é um dos smartphones mais caros é verdade. Com um valor base de 1179€ o "X" não tem o preço propriamente mais convidativo.

Temos este terminal há mais de 2 meses e desde então que o Apple iPhone X tem sido o meu dispositivo primário. Que tal se está a sair? Será que me arrependo do valor investido? Conseguirá a Apple continuar com esta filosofia de design?

Vê ainda: Passatempo: Não percas tempo e ganha um iPad Air

Esta é uma pequena análise 2 meses depois com uma utilização severa. Depois da nossa análise completa em vídeo (que podes ver em baixo) está na hora de olhar o Apple iPhone X com uma utilização mais demorada.

Este é o problema das novas tecnologias. Quando saem para o mercado, todos os websites e criadores de conteúdo se apressam para expressar as suas opiniões. Na 4gnews tentamos sempre ter uma ideia mais concreta. Em todas as reviews utilizamos o smartphone como dispositivo diário durante uma ou duas semanas antes de começarmos a falar sobre ele.

O iPhone X teve basicamente esse tempo de utilização antes da nossa primeira análise, por isso é que estou a voltar ao assunto. Agora que passaram dois meses depois do lançamento, ainda vale a pena a sua compra? Afinal de contas, comprar um terminal de 1179€ não deve ser uma escolha de ânimo leve. Com tantos concorrentes com especificações melhores e designs um pouco mais atrativos com um baixo valor, é preciso querer um "X" para investir tanto dinheiro num destes.

Qualidade de construção do Apple iPhone X dois meses depois

Quando fiz a review do terminal referi para terem cuidado. O iPhone X até podia ter um material há muito esperado (vidro) mas era também mais frágil que os antecessores. O novo modelo da Apple tem-se aguentado bem. O terminal já caiu algumas vezes e acabou por ter uma pequena (e quase invisível) fissura na parte inferior. Um tombo mal dado na tijoleira mostrou porque é que este é um smartphone que se deve usar uma capa.

Pessoalmente não uso capa ou protetor de ecrã, ou seja, difícil será não leres os defeitos deste iPhone X nesta pequena análise. O ecrã também não é perfeito dois meses depois. O terminal conta com os típicos riscos das chaves. Evita andar com o smartphone no mesmo bolso das chaves de casa ou então instala uma proteção de ecrã contra riscos.

A "monocelha" é assim tão chata?

O ecrã, como referi, não é perfeito no que toca a simples arranhões. O ecrã é peculiarmente dominado por uma monocelha na parte superior. Monocelha esta que incomodou tanta gente na sua apresentação. Pessoalmente não me sinto chateado com tal. Não me importava que fosse tudo ecrã, contudo, é o toque diferenciador da Apple face aos concorrentes. Gosto? -Não. Mas não é um problema.

User Interface? Como me têm o iOS me tratado?

O sistema operativo da Apple não é para todos. Nem toda a gente gosta da simplicidade e restrições da empresa de Cupertino. Continuo a achar uma parvoíce não poder escolher o local dos meus ícones ou as notificações não estarem agrupadas como no Android da Google.

Mesmo assim, gosto do iOS. A integração com todos os meus computadores Mac é agradável e gosto de viver no ecossistema. iMessage também é um alívio. Para além da integração Mac, gosto particularmente que pouca gente me chateia por este serviço e acabo por ser mais rápido nas respostas do que o normal.

Ninguém gosta de ver uma bolha de 100 mensagens por ler no Facebook Messenger ou WhatsApp. O iMessage elimina uma quantidade enorme dos meus contactos e foco-me apenas naqueles que realmente importam. Mas lá está, isto é muito pessoal e pouco se pode refletir na experiência de cada utilizador.

O iOS também já me deixou mal com bugs inesperados. Ainda ontem o meu smartphone simplesmente crashou por 5 minutos. Nem botões funcionavam. O iOS é bom, mas também tem as suas falhas. Mesmo no topo de gama da Apple.

Wireless Charging, como eu gosto de ti!

Quase saltei de alegria na apresentação da Apple quando vi a ser apresentado o carregamento sem fios. O Wireless charging é perfeito. Não é rápido mas é conveniente. O smartphone está constantemente carregado e, seja na minha estação de trabalho ou fora dela, tenho um carregador sempre por perto. Já não me lembro de ligar um cabo ao smartphone.

Face ID é o calcanhar de Aquiles do Apple iPhone X

O Face ID funciona na maior parte das vezes. Contudo, continuo a achar que está longe de ser tão conveniente quanto um Touch ID. Pela manhã ao acordar não consigo desbloquear o smartphone com o Face ID porque a cabeça está pesada demais para sair da almofada. Quando está frio o cachecol não deixa o scan funcionar. São estes pequenos "problemas" que me chateiam. Problemas que não existiam com um Touch ID.

Vale a pena comprar um Apple iPhone X?

Esta é uma das questões que mais me são feitas quando tiro o telefone do bolso. A verdade é que esta decisão é muito imposta a palavra "budget". Se tens dinheiro para um destes, não tenhas dúvidas, este é o melhor iPhone do mercado e vale o investimento. Se tiveres de esticar demais, acredito que a diferença de valor não valha face os iPhone 8, 8 Plus ou até o 7.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Galaxy S9 e Galaxy S9 Plus já têm um slogan da Samsung

WhatsApp ajudará a combater a propagação das “Fake News”

Nokia. HMD Global anuncia a data do seu evento no MWC 2018

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.