Apple iPhone 8 com "Face ID" no iOS 11 e um iPhone X para todos!

Rui Bacelar
Apple iPhone 8 Apple iPhone X iOS 11 Tim Cook
Tim Cook, atual CEO da Apple

Durante o passado fim-de-semana vimos praticamente todas as novidades do iOS 11, a próxima grande versão do sistema operativo da Apple para dispositivos móveis como os iPhone's. Agora, temos várias informações sobre o evento que a gigante de Cupertino realizará já nesta terça-feira. Desde o Apple iPhone 8, iPhone 8 Plus ou iPhone X, as novidades vão muito além do hardware e dos smartphones.

Vê ainda: Xiaomi Mi Mix 2 já é oficial – Mais elegante, potente e irresistível

Foi através da análise deste software (iOS 11) que grande parte das surpresas acabaram por ser reveladas antecipadamente. A mais recente versão deste sistema operativo que será amanhã apresentado já estaria disponível online, apesar de não estar listado para obviamente não ser descoberto pelo público geral antes da hora.

iOS 11 será a mais importante de todas as novidades da Apple

O software que dará vida aos próximos Apple iPhone 8, Apple iPhone 8 Plus e iPhone X (a famosa edição especial), para além de outros iDevices, foi descoberta por John Gruber, um techblogger dedicado à marca de Cupertino. Segundo ele esta leak não foi um acidente mais sim um ato ponderado e maliciosamente executado por um empregado descontente com a Apple.

iOS 11 estará nos Apple iPhone 8, iPhone 8 Plus e claro, no iPhone X

Estas perigosas alegações foram entretanto confirmadas com uma fonte independente pela cadeia de notícias BBC, tal como avança também o blog dedicado à maça, 9to5Mac, bem como o MacRumors.

O iOS 11 será a alma do novo hardware e temos visto este sistema operativo a ganhar novas funcionalidades e maior estabilidade a cada nova beta que é lançada para o público.

Mais ainda, agora com este leak ou vazamento, ficamos a conhecer os novos mecanismos de desbloqueio que poderão, em última análise, substituir o tradicional TouchID ou leitor de impressões digitais. Veja-se em seguida o método de configuração do mecanismo de reconhecimento facial, o FaceID.

Face ID enrollment process (with layout issues on first page) pic.twitter.com/KczOHEy9ir

— Guilherme Rambo (@_inside) 9 de setembro de 2017

Da observação dos detalhes do iOS 11 surgiu também a revelação de que a próxima geração de smartphones da marca contará com três elementos. O iPhone 8, iPhone 8 Plus e a edição especial, para os grandes fãs da marca, o iPhone X.

Os primeiros manterão um ecrã / tela IPS LCD, tal como os dispositivos anteriores, ao passo que o iPhone X utilizará um ecrã, um display com tecnologia OLED capaz de revestir quase todo o painel frontal do equipamento.

Processador do iPhone X será o Apple A11

O próximo "motor" da Apple será igualmente apresentado amanhã e virá equipado com 6 núcleos de processamento.

Será, portanto, um hexa-core com dois núcleos de alta potência (Moonsoon) e com quatro núcleos de alta eficiência energética (baixo consumo), os Mistral.

Cada um destes núcleos poderá ser controlado independentemente dos demais, podendo todos eles funcionar ao mesmo tempo para dar resposta às tarefas mais exigentes.

Just to clarify on the A11: it's two high-power Monsoon cores and four low-power Mistral cores, all independently addressable. No Fusion

— Steve Troughton-Smith (@stroughtonsmith) 10 de setembro de 2017

Esta pequena "dentada" de informação é proveniente do mesmo circulo de conhecidos do desenvolvedor de software Steve T-S, o mesmo que nos revelou outra das próximas novidades, os emojis animados que podem ver mais abaixo.

emojis animados e novos modos para fotografia no iPhone X e Apple iPhone 8 / 8 Plus

Sabe-se também que os novos iPhone X e Apple iPhone 8 / iPhone 8 Plus serão capazes de gravar vídeo a 1080p a 240 fps, e 4K a 24 fps ou 60 fps (frames por segundo), ideal para filmagens em câmara lenta.

Terás também novos recursos para fotografia como o "retrato Lightning" que trará recursos profissionais para as mãos de qualquer utilizador. Vemos uma crescente aposta na fotografia com smartphone e é certo que a Apple apresentará várias novidades neste departamento.

A Apple quer trazer o melhor da tecnologia para o grande público, não se focando nos nichos de mercado nem tentando agradar os "Geeks" deste mundo. Apple e iPhone serão um tema que nunca se associarão a grupos de meros entusiastas de especificações e detalhes técnicos.

Algo que tem sido cada vez mais notório na administração de Tim Cook. Relembro que o atual processador A10 Fusion presente no iPhone 7 e iPhone 7 Plus conta com dois núcleos de alta potência, "Hurrican" e dois novelos de baixa potência, "Zephyr".

Contudo, o smartphone só pode usar cada grupo de núcleos (cada cluster) um de cada vez, seja os mais potentes ou os mais eficientes energicamente.

E o botão Home com o TouchID, vai desaparecer?

De facto, o botão Home, o botão central que sempre associamos aos iPhone's da Apple estará para desaparecer pelo menos no iPhone X.

No seu lugar teremos um novo mecanismo de desbloqueio, tal como nos Samsung Galaxy S8, o reconhecimento facial, tecnologia que foi aprimorada no Galaxy Note8, dispositivo em que esta tecnologia de desbloqueio já se apresenta mais segura e fiável, tal como podem ler aqui, na 4gnews.

Authenticating with FaceID looks like this (timing not correct because it's just the UI, not actual auth) pic.twitter.com/kvNUARDQBJ

— Guilherme Rambo (@_inside) 9 de setembro de 2017

Acredita-se que a sua função primordial seja transferida para o botão On/Off, o "botão lateral" a partir do qual podes aceder ao menu das Apps abertas ou menu multi-tarefa e a partir do qual, ao pressionar e manter, também podes chamar a Siri. Podem ver este mecanismo de reconhecimento facial, o Face ID em acção no vídeo acima.

Numa nota mais pessoal acredito que a Apple tornará, até mesmo o iPhone X, num produto fácil utilização (a nível de tamanho e aprendizagem necessária para dominar as suas capacidade) para qualquer tipo de utilizador, ainda que o seu preço possa colocar o dito iPhone X acessível apenas aos mais abastados ou fãs acérrimos da marca.

Esta sempre foi a estratégia da marca, valorizar o vulgo cidadão, o vulgo utilizador em detrimento dos "geeks" e dos fanáticos por especificações técnicas. Estratégia esta que lhe valeu o lugar cimeiro no mundo mobile.

Para mais informações sobre a esta marca e tudo o que é tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no Facebook, Instagram e claro, no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais.

A apresentação da Apple terá lugar amanhã, dia 12 de setembro por volta das 18:00 horas de Lisboa. Convidamos-te a assistir aqui, na nossa companhia, ao desvendar das novidades de Cupertino.

Outros assuntos relevantes:

iPhone X: Será o Apple A11 um processador de seis núcleos?

Opinião – iOS 11 será a cereja no topo do Apple iPhone X

Apple iPhone X: vídeo mostra como será a tecnologia Face ID

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).