Apple iPhone X estará 2 anos à frente de qualquer Android neste ponto

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 7 min.

As câmaras fotográficas dos iPhone's sempre foram um dos seus parâmetros mais louvados desde que os smartphones da Apple se tornaram populares. A percepção geral é a de que o iPhone ultrapassa qualquer oferta e alternativa que o Android possa oferecer mas estará efetivamente o Apple iPhone X tão à frente de qualquer Android?

Vê ainda: 2 é o novo líder do ranking de câmaras da DxOMark

Pelo menos a crença comum era (e é essa). Por muito boas que sejam as câmaras do Android, há um certo "quê", um certo je nais c’est quoi que acaba por tornar sempre a câmara da Apple e do seu iPhone nas melhores do mercado. O misterioso "factor Apple" que nos seduz o sub-consciente.

Porquê tamanha afirmação?

Para situar e contextualizar o leitor, em causa está o mais recente relatório da agência KGI Securities em que o analista de mercado Ming-Chi Kuo sugere que as inovações e desenvolvimentos apresentados pela Apple juntamente com o iPhone X fizeram com que a empresa de Cupertino ultrapassasse toda e qualquer concorrência Android em pelo menos dois anos de evolução.

Naturalmente o ninho clubista de adeptos de um e outro sistema operativo começou a zumbir e não havia maneira de pararem de me bombardear com perguntas através do chat do Facebook. Posto isto decidi tomar algum do meu tempo para ler o relatório da KGI e sobre ele me debruçar, esperando separar o trigo do joio.

Esta "monocelha" do Apple iPhone X alberga incontáveis horas de pesquisa, suor, sofrimento e dor que em última análise resultariam numa maiores inovações apresentadas pela gigante de Cupertino desde que o iPhone original foi apresentado.

Novo sistema de reconhecimento Face ID é um dos maiores trunfos do Apple iPhone X

O conjunto de câmaras e sensores chama-se "TrueDepth" e alberga vários componentes, alguns incomuns como o "dot projector" ou o "flood illuminator" que trabalham em conjunto para proporcionar ao utilizador final os animojis, o mecanismo de desbloqueio Face ID e até mesmo o novo modo que te proporciona uma iluminação de retrato de alta qualidade.

Espera-se que câmara (ou conjunto) TrueDepth seja o grande ponto de referência e características que demarca o iPhone X dos demais Android's. É também esta TrueDepth que tem causado problemas de produção devido à complexidade da sua produção.

Veja-se que num artigo recente, da MacRumors, o analista Ming-Chi Kuo afirmou que esta câmara TrueDepth colocaria a Apple pelo menos dois anos à frente de qualquer oferta que a plataforma Google pudesse oferecer.

Qual o fundamento desta afirmação?

Em primeiro lugar não a MacRumors não consegue especificar ou apontar em que é que esta câmara será assim tão avançada comparativamente com o mercado Android. Não é fornecida qualquer citação das palavras exatas do analista Ming-Chi Kuo que nos diga - o Android está atrás da Apple porque "X" - em lado algum tal ponto é esclarecido.

Será a tecnologia utilizada pela Apple? O desempenho? O sistema de montagem? Ao certo o que é que coloca a Apple tão à frente do Android? Sinceramente creio que esta afirmação se baseie na tecnologia de reconhecimento facial em si mas sobre isso investigarei ainda mais.

Mesmo assim, caso se esteja a referir à tecnologia de reconhecimento facial esta ainda tem que prestar provas junto dos consumidores. Mais ainda, do pouco que sei sobre as preferências pessoais do senhor Ming-Chi Kuo ou da sua preferência pela Apple (para tal consulte-se este artigo do cultofmac), sei sim, que tem feito ótimas e acertadas previsões no que diz respeito ao futuro da Apple e das suas estratégias.

De qualquer forma, depois de observar ambos os lados, caso a tecnologia da Apple e a câmara do iPhone X sejam assim tão boas que coloquem toda a concorrência Android atrás de si até ao ano de 2019 então não posso esperar por testar um iPhone X. Seria sem dúvida uma das maiores evoluções na história da Apple e da indústria móvel.

Seria fantástico se o iPhone fosse tudo isso...

Afinal de contas, quantas vezes é que a apresentação de um iPhone foi capaz de gerar este tipo de afirmações? Um produto que deixa os rivais (seja ele Android ou qualquer outro) para trás com um diferencial de dois anos?

Para um verdadeiro entusiasta de tecnologia isto seria fantástico e seria hipócrita se dissesse que não desejo que tal fosse verdade.

Claro que quero ver algo que me fascine, algo que me mostre um vislumbre do futuro e me faça acreditar que estamos de facto a evoluir e não simplesmente a consumir o mesmo produto ano após ano com mudanças / melhorias tangenciais.

Estou farto e cansado de ver mais RAM, mais processador, mais área de ecrã, mais sensores fotográficos, menos bezels, mais ecrã, mais RAM, mais processador, e isto repetido vezes sem conta, anos a fio.

Android só alcançará a Apple em 2019?

Não interpretem mal este meu tom exasperado. Estou perfeitamente ciente de que os avanços tecnológicos não ocorrem só porque nós assim o desejamos. Tampouco acredito na teoria rebuscada de que as construtoras não querem inovar (tretas).

Agora...também me causa uma séria desconfiança quando alguém me diz, quase que de forma inconsciente ou num puro reflexo "Se queres uma boa câmara compra um iPhone", ou "Apple é Apple".

Sim, eu sei o que é uma maçã, uso uma há vários anos mas nem por isso degusto cegamente todas as suas variantes. Estes chavões são o perfeito exemplo de que é mais fácil seguir o que os outros fazem do que parar um pouco para pensar e investigar.

Eu quero acreditar que estas construtoras multi-milionárias são capazes de fazer algo que é capaz de me arrebatar e superar todas as minhas expectativas e note-se que não sou uma diva da tecnologia, tampouco me pagam para dizer bem (ou mal) de uma ou outra marca.

São todas possuidoras do meu respeito e da minha admiração consoante o seu esforço e dedicação para entregar ao consumidor final um produto que seja digno das suas expectativas e do seu preço de venda.

Poderá, hoje em dia, um smartphone Android ou da Apple destacar-se dos demais?

Oxalá fosse tudo tão preto no branco, tão claro como a diferença entre Apple e Android. Oxalá um fosse assim tão superior ao outro.

Oxalá um smartphone fosse tão mais do que um simples smartphone...e não estou a falar da Huawei (o Mate 10 é claramente um smartphone - havia de ser o quê?).

Não basta ser Apple para ser imediatamente bom e o mesmo se aplica a qualquer Android. Não basta ser barato para valer a pena, nem é verdade que um preço milionário se traduzirá numa experiência de utilização superior a tudo o resto que experimentaste nesta vida.

Em suma, e porque já vos estou certamente a importunar. Não acredito necessariamente que a câmara do Apple iPhone X irá deixar toda a concorrência Android para trás.

Aliás...os peritos da DxOMark parecem achar o contrário mas isso também vale o que vale. São um ponto de referência, apenas isso e não deverão substituir o juízo crítico de cada um.

E se o iPhone da Apple for assim tão bom?

E se o Apple iPhone X for assim tão bom ou ainda melhor...melhor! Qualquer entusiasta de tecnologia deverá receber esta novidade de braços abertos e dela tirar proveito. Afinal de contas a indústria dos smartphones evolui a um ritmo estonteante e acredito que, de vez em quando surja uma centelha de inovação capaz de nos deslumbrar completamente.

Mas...mais uma vez...como é que raio se avalia o "melhor do que qualquer Android durante dois anos", como é que se consegue avaliar, medir, ponderar o que será o avanço da tecnologia durante os próximos dois anos? Mas que verdade absoluta é essa?

Perante tudo isto ficaria bastante zangado se a câmara do Apple iPhone X não for o colosso que pelos vistos toda a gente diz que será. Ah, e não me importo de esperar 2 - ou 20 anos - pela chegada dos animojis ao Android. Sei que sou feio, mas não preciso de máscaras animadas para aceitar em frente ao espelho / smartphone.

Para mais informações sobre a esta marca e tudo o que é tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais.

Se chegaste até ao fim, parabéns pela paciência! Já agora, qual é a tua opinião sobre o tema? Estará o Apple iPhone X tão à frente de qualquer Android?

Outros assuntos relevantes:

Google Clips é uma pequena câmara que captura os teus melhores momentos

Google Pixelbook – Conhece o novo portátil da família Chromebook!

Google Home Mini é oficial e custará apenas 49 dólares!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.