Durabilidade e confiabilidade. Em todos os smartphones procuramos estas características, esperando que as mesmas sejam garantidas em dispositivos topo de gama como os Apple iPhone. Hoje em dia, no entanto, a ideia que se tem sobre os terminais da Apple como smartphones que duram bons anos completamente imaculados talvez seja errada.
Na semana passada falamos aqui do caso de um iPhone 7 Plus que explodiu e tornou-se viral na rede social Twitter, abrindo mais uma vez o debate sobre quais os smartphones mais confiáveis. Pois bem, um novo estudo veio dar as suas conclusões sobre a matéria. E, sendo direto, os fãs da Apple não vão gostar dos resultados.
Aproveita aqui os melhores descontos em Smartphones
De acordo com a Blancco, empresa que leva a cabo diagnósticos sobre dispositivos móveis, os Apple iPhone têm uma taxa de 62% que se prende com problemas apresentados pelos mesmos. Em termos de comparação, a taxa apresentada pelos terminais com sistema Android fica bastante abaixo dos valores da Apple, limitando-se a “apenas” 47%.
Os dados recolhidos pela Blancco dizem respeito ao ultimo trimestre de 2016. No entanto, a empresa denota que os problemas com iPhones têm aumentado consistentemente todos os anos. O caso mais grave será mesmo do Apple iPhone 6, apesar da sua taxa de insucesso ter vindo a descer recentemente.
Por outro lado, os dispositivos Android têm como maior representante na taxa dos mais problemáticos, a principal rival da Apple no mercado, a Samsung. Segundo a Blancco, a gigante sul-coreana é apresenta uma taxa de fracassos de 27%, sendo, ainda assim, consideravelmente mais baixa que a percentagem da Apple.
É importante notar que este estudo leva em consideração qualquer tipo de problema. Qualquer falha que faça o dispositivo funcionar de maneira distinta da que deveria é levado em conta.
Há que tomar, no entanto, alguns pontos em consideração. Será difícil denotar qual a marca mais confiável do mercado, mesmo com estes valores. A taxa de problemas por dispositivo aumenta conforme o quão amplo for o seu mercado, e a Apple é uma das maiores do mundo.
Para além disto, é importante também relembrar a fonte do estudo. A Blancco Technology Group é uma vendedora de soluções para problemas diagnosticados, sendo bem convenientes estas percentagens, estando também o estudo remetido aos dados obtidos pela empresa e não aos dados globais.
O que achas sobre este estudo? Os Apple iPhone são assim tão problemáticos? Deixa nos comentários a tua opinião e a tua experiência com smartphones e respetivas marcas.