Apple: É oficial. Chegaram os novos iPhone para 2018!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 8 min.

Hoje é um dia particularmente importante para todo e qualquer fã da Apple, a tecnológica de Cupertino e casa mãe dos smartphones iOS. Nesse sentido, o dia 12 de setembro será recordado como o dia em que chegaram os novos iPhone para 2018.

O evento teve lugar no Steve Jobs Theater, no Apple Park, tendo começado às 18h (horário de Portugal Continental). Chegam ao fim as fugas de informação bem como os leaks precoces, rumores e sugestões. É oficial, chegaram os Apple iPhone Xs e Xs Max bem como o Apple iPhone Xr.

Vê ainda: Será este iPhone antigo o mais popular smartphone iOS?

Chega por fim a nova geração de smartphones iOS durante o Evento Especial e anual da empresa liderada por Tim Cook. Aqui, tudo começou com um empolgante vídeo de apresentação que nos deixou antever as melhorias para a Siri bem como os AirPods.

Após a apresentação do arrojado iPhone X em 2017 a tecnológica norte-americana tornou-se mais popular e valiosa do que nunca. Todavia, passado um ano está na hora de conhecer os seus sucessores. Sim, temos mais do que um novo smartphone iOS.

Evento Especial traz-nos 3 novos iPhone para 2018

O entusiasmo - merecido- era quase palpável e quando finalmente Tim Cook subiu ao palco o público cobriu-o de aplausos. Feitas as introduções, Cook abriu as "hostilidades" com a nova geração do relógio inteligente mais popular do mundo, o Apple Watch Series 4.

Chegaram os novos Apple Watch Series 4!

Em primeiro lugar o Apple Watch Series 4 está agora maior (44mm) e com um ecrã de margens reduzidas. Nesse sentido, temos um ecrã mais vibrante e novas watchfaces para tirar todo o proveito desta tela. Em segundo lugar relógio é agora capaz de detectar quedas graças a um novo acelerómetro e giroscópio. Uma funcionalidade que, esperemos que nunca seja necessária mas ainda bem que lá está. Temos também um novo processador (chip S4) que promete melhorias significativas de performance.

O novo Apple Watch Series 4 conta com novos sensores e um compromisso renovado com o utilizador, afirmando-se também como instrumento médico. Nesse sentido temos a nova função de eletrocardiograma. Sim, isso mesmo, com um simples relógio, o guardião da tua saúde e fitness.

Como é a autonomia de bateria no Watch Series 4?

A tecnológica norte-americana promete a mesma autonomia de bateria para a nova geração do seu relógio inteligente. Em suma, temos aqui um ecrã ainda maior com margens bastante reduzidas bem como várias melhorias no seu software

Tudo isto para nos dar um design cada vez mais elegante e um software cada vez mais intuitivo. Mais ainda, temos aqui um novo sensor elétrico que te permitirá fazer um eletrocardiograma. Nesse sentido, terás algo que poderás partilhar diretamente com o teu médico. Em seguida temos a habitual narração de Jony Ive.

Note-se que todas as atuais pulseiras - de gerações anteriores - são perfeitamente compatíveis com o novo Watch Series 4. Nesse sentido não tens que te preocupar em comprar novas pulseiras caso queiras fazer um upgrade para a nova geração.

A Portugal chega a versão sem conectividade LTE logo no primeiro "lote" de países. Os preços deste relógio começam nos 399 dólares mas temos que esperar por mais informações relativamente ao preço para Portugal.

Chegaram os novos Apple iPhone Xs e iPhone Xs Max

O que é que é maior do que um "Plus"? O novo Apple iPhone Xs Max com um ecrã de 6.5 polegadas, tecnologia OLED e um novo tom de dourado. Do mesmo modo temos também o sucessor do iPhone X lançado em 2017, o novo Apple iPhone Xs com ecrã de 5.8 polegadas de diagonal, tecnologia OLED.

O design permanece idêntico ao seu antecessor com as melhorias a concentrarem-se no seu interior. Nesse sentido temos um novo processador que promete uma melhoria de 50% face ao A11. Chegou o novo "coração", o novo Apple A12 Bionic, mais potente do que nunca.

As principais melhorias, para além da existência de dois tamanhos (5.8 e 6.5 polegadas), temos um painel com uma frequência de 120Hz. Isto é, um ecrã com uma grande taxa de refrescamento, o que torna ambos os novos iPhone ideais para jogos. Temos também um máximo de 512GB de armazenamento interno - não expansível.

Os novos iPhone trazem um ecrã de 120Ghz a pensar no gaming!

De igual forma temos também várias melhorias na GPU presente em ambos os Apple iPhone Xs e Apple iPhone Xs Max. Todavia as novidades não se ficam por aqui, temos a certificação HDR 10 bem como um reforço da qualidade dos altifalantes.

Os novos iPhone contam com um novo esquema de cores, um novo tom de dourado para além dos existentes Cinza Sideral bem como o esquema claro / branco. Já a nível de materiais de construção temos aqui uma estrutura em aço e certificação IP68.

Em segundo lugar temos uma traseira (e painel frontal) em vidro. Já segundo a própria tecnológica norte-americana este é o vidro mais robusto e resistente alguma vez utilizado. Em suma, temos novas cores, novos tamanhos, o mesmo design mas uma nova cor - dourado!

A mesma câmara dupla de 12MP nos novos iPhone Xs e Xs Max

Em terceiro lugar temos a mesma configuração de câmara dupla nos novos iPhone, o Apple iPhone Xs e Apple iPhone Xs Max. Mais concretamente temos um sensor de 12MP de resolução com abertura focal de f/1.8 e uma lente equivalente a 28mm. Mais ainda, temos pixéis de1.22µm, estabilização ótica da imagem (OIS) e PDAF.

Por outro lado, o segundo sensor da câmara dos novos iPhone conta com 12MP bem como uma abertura focal de f/2.4. Logo após na lista de especificações temos uma lente equivalente a 52mm bem como pixéis de 1.0µm. Temos também OIS, PDAF e zoom ótico de 2x (duas vezes).

Ambos os novos smartphones iOS contam com uma câmara dupla de 12MP, essencialmente o mesmo hardware do ano passado. Todavia, temos várias melhorias a nível de software bem como um novo modo de HDR inteligente.

Os novos iPhone possuem conectividade dual-SIM

Os modos existentes também recebem várias melhorias e aperfeiçoamentos com a nova geração de iOS 12. Em suma, temos novos elementos focais. Todavia temos a mesma resolução e configuração de câmara bem como melhorias de software.

Já a nível de baterias, nos novos smartphones iOS, os Apple iPhone Xs e iPhone Xs Max temos novas baterias. Mais concretamente com 2716mAh e 3300mAh respectivamente apesar de os valores exatos ainda carecerem de confirmação.

Temos conectividade Gigabit LTE bem como dual-SIM (dual-sim stand-by) bem como Bluetooth 5.0 e claro, o carregamento sem-fios. Por conseguinte, também este aspecto - conectividades - foi ligeiramente melhorado para 2018.

Ambos os novos iPhone Xs e iPhone Xs Max estarão disponíveis com 128GB de armazenamento interno, 256GB e 512GB. Um total de três configurações para os dois modelos topo de gama.

E mais uma coisa...o Apple iPhone R

Construído em alumínio (e não em aço como os demais), estará disponível em Preto, Branco, Azul bem como em Vermelho (RED). Utiliza também painéis de vidro, tanto na sua traseira como na sua parte frontal. Em suma, temos um total de 6 cores para o novo (e económico) smartphone iOS.

Utiliza um ecrã de 6.1 polegadas de ecrã com tecnologia LCD a que a Apple apelida de Liquid Retina Display. Por conseguinte temos aqui uma resolução de 1125 x 2436 pixéis e uma densidade de 440 pixéis por polegada.

Em primeiro lugar não temos aqui o 3D Touch nem um botão central físico neste smartphone iOS. Todavia temos aqui o Face ID para desbloqueio do dispositivo e autenticação tal como nos outros dois novos iPhone.

No interior do novo iPhone R temos o Apple A12 Bionic que lhe confere toda a potência dos iPhone Xs e Xs Max. Em suma, não sentirás uma grande diferença de performance face aos modelos mais caros.

Ecrã de 6.1 polegadas IPS LCD no Apple iPhone R

Na traseira do novo smartphone iOS temos apenas uma única câmara de 6.1 polegadas. Todavia, a marca garante que esta é a melhor câmara única alguma vez produzida pela tecnológica norte-americana com capacidades de inteligência artificial.

Este novo smartphone iOS utiliza o mesmo processador que os seus demais companheiros - Xs e Xs Max - o A12 Bionic. O novo iPhone R estará disponível em 64GB de armazenamento interno, 128GB e 256GB.

Todos os três smartphones iOS chegarão ao mercado a partir do dia 21 de setembro, todos eles com o novo iOS 12. Os preços para Portugal ainda não são conhecidos mas, todavia, já temos uma boa noção daquilo que devemos esperar.

O novo Apple iPhone R quer chegar a um público (ainda) maior

Ainda assim e em jeito de conclusão, esperamos que os preços - para Portugal - sejam um pouco mais baixos do que os praticados pela geração anterior. Note-se que só o modelo iPhone Xs Max é que terá um preço base comparável ao "X" do ano passado.

Estes são os 3 novos iPhone para 2018. Agora com ecrã Super Retina em dois tamanhos 5.8 e 6.5) bem como o novo processador A12 Bionic. Sem esquecer o Face ID avançado e um sistema de câmara dupla inovador com Controlo da Profundidade.

Qual a vossa opinião perante todos os novos produtos e novidades da Apple? Poderão consultar aqui todos os preços e configurações de memória / armazenamento.

Editores 4gnews recomendam:

Google trouxe o Youtube Kids para Portugal. Sabe o que é!

Microsoft encoraja utilizadores a não usarem Google Chrome ou Firefox

Instagram vai receber nova funcionalidade “emprestada” do Facebook

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.