iOS 12: Chega hoje e mudará tudo isto no teu Apple iPhone e iPad

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 5 min.

Tal como já aqui noticiamos anteriormente, hoje é dia de atualizares o teu Apple iPhone com a mais recente versão do sistema operativo iOS. Sim, o iOS 12! Por conseguinte a 4gnews compilou um guia com as principais novidades desta importante atualização.

O iOS 12 chega a partir de hoje (segunda-feira) aos Apple iPhone e também aos iPads selecionados. Nesse sentido dir-te-emos tudo o que mudará e claro, como instalar as novidades em segurança e sem preocupações.

Vê ainda: Faz o download dos novos wallpapers do iPhone Xs em alta qualidade

Em primeiro lugar esta versão do sistema operativo foi WWDC (World Wide Developers Conference). Agora, cumprindo rigorosamente a sua calendarização, começa assim hoje (segunda-feira) a sua distribuição.

Em segundo lugar e de extrema importância para os utilizadores da Apple, o iOS 12 vem recheado de novas ferramentas. Seja para controlar o tempo que passamos a olhar para o nosso iPhone ou iPad bem como para nos ajudar a ter uma vida mais...regrada.

Chega hoje o iOS 12 ao teu Apple iPhone e iPad!

Nesse sentido a 4gnews compilou agora um guia completo para que saibas tudo o que muda no teu Apple iPhone e iPad. Spoiler Alert, o desempenho e performance do teu dispositivo Apple será ainda melhor. Já para não falar do novo sistema de gestão de notificações, algo que já vinha a ser pedido pelos utilizadores há muito tempo. Por conseguinte, já durante as versões de teste tivemos oportunidade de experimentar várias destas novidades.

Em primeiro lugar, hoje deverás receber uma notificação - presente nas Definições Gerais do sistema. Esta vem sinalizar a chegada do iOS 12 bem como a sua disponibilidade para download, instalação e fruição.

Ora, antes de mais é sempre aconselhável efetuar uma cópia de segurança de todos os teus dados. Pelo sim pelo não, caso algo não corra como o previsto, mais vale prevenir do que remediar. Desta forma anula-se o risco de perder definitivamente qualquer tipo de informação presente no teu Apple iPhone ou iPad.

Como fazer uma cópia de segurança do Apple iPhone ou iPad?

É simples, muito simples. Em primeiro lugar terás que conectar (ligar) o teu Apple iPhone ou iPad a um computador que tenha o iTunes instalado. Feita a conexão encontrarás um botão azul, na área principal que te dirá "Back up now". É exatamente esse que tens de pressionar!

Aqui, caso queiras ter mesmo a certeza de que nada corre mal podes até fazer mais do que uma cópia de segurança. Isto para precaver a magra hipótese de a primeira cópia ser corrompida por algum motivo.

Mais ainda, caso tenhas espaço livre na nuvem - na tua conta de iCloud - poderás fazer aí uma cópia de segurança. Verdade seja dita, as chances de algo acontecer ao ficheiro guardado na nuvem são bem menores face a um ficheiro guardado em disco físico.

Como atualizar o Apple iPhone e iPad para iOS 12?

Agora que já foram tomadas todas as precauções de segurança podemos dar início ao processo de atualização. Para tal em primeiro lugar terás que ir às Definições do teu iPhone ou iPad.

Aí encontrarás uma notificação, um símbolo a vermelho que te dirá que está pronto um novo iOS. Isto é, tens uma atualização do sistema operativo pronta a ser instalada no teu dispositivo móvel. Caso o mesmo seja contemplado isto é. Deverás receber uma mensagem similar à seguinte no teu smartphone ou tablet da marca da maçã.

Em seguida veremos tudo aquilo que mudará no teu dispositivo móvel da Apple. Isto claro, segundo a lista oficial de mudanças publicada pela tecnológica norte-americana. Cumpre ainda referir que alguns modelos, mais antigos, poderão não receber algumas das novidades.

O que muda com o novo iOS 12?

Notificações por grupos. Algo que já era pedido pelos utilizadores há muito tempo! Agora, graças a novos algoritmos de inteligência artificial o iPhone e iPad vai agrupar em blocos todas as novidades. Isto é, os conjuntos de notificações que estejam relacionadas entre si.

Por outras palavras, tudo o que tiver algum tipo de ligação entre si - notificações de uma mesma app - a título de exemplo. Poderás também controlar exatamente quais aplicações te poderão mandar notificações, mais ou menos incomodativas para o utilizador.

Em suma, terás controlo total sobre a natureza de toda e qualquer notificação apresentada pelo teu iPhone e iPad com o iOS 12. Poderás até mesmo definir notificações não prioritárias - silenciosas.

Terás mais controlo sobre o teu tempo. Agora com o iOS 12 terás mais formas de saber exatamente quanto tempo passas agarrado ao teu smartphone ou tablet. Isto é, terás uma nova app de sistema no teu iPhone ou iPad na qual poderás ver o tempo que lá passas. Chama-se Screen Time e ajudar-te-á a regular o teu (e o nosso) "vício".

O iOS 12 começa hoje a ser distribuído...

FaceTime com chamadas em grupo. Sem carecer de mais explicações, poderás agora fazer video-chamadas com até 32 participantes. Mais ainda, esta mesma novidade chegará também aos computadores da Apple, os Mac.

Melhorias para as Apps e outras "mais valias". Grande parte das aplicações de sistema para o teu iPhone e iPad contam com várias novidades. Sobretudo a nível visual e na velocidade de abertura de cada uma delas. Citamos aqui a Voice Memos e a "nova" Apple Books.

Vais partilhar fotos mais facilmente! Nesse sentido a Apple melhorou várias funcionalidades da galeria do seu iO 12. Agora com sugestões de pesquisa para te ajudar a encontrar fotos antigas e dar-te sugestões de partilha.

E por fim...

Nova vida para os iPhones e iPad antigos. Algo extremamente importante para os utilizadores do iPhone 6 e iPhone 6 Plus uma vez que a Apple promete um reforço do desempenho. É verdade, temos melhorias exclusivas para os modelos mais antigos!

Siri, agora realmente útil? Assim esperamos e a Apple assim o promete com o novo iOS 12. A Siri estará mais ágil e sobretudo mais inteligente, prometendo agora afirmar-se como uma ferramenta útil para o utilizador final.

Realidade Aumentada e a Fita Métrica. A Apple adora a realidade aumentada e as suas possibilidades. Por conseguinte temos aqui uma nova app de sistema, a fita métrica. Ora, em suma esta aplicação vai utilizar a câmara traseira do teu iPhone e iPad. Em seguida bastará apontar para o objecto em questão e medir a distância, comprimento, etc.

Editores 4gnews recomendam:

Carregador sem fios Apple AirPower foi por água abaixo

Tim Cook pronuncia-se relativamente ao preço dos novos Apple iPhone Xs

Apple iPhone Xs confirma o poder do A12 Bionic nos testes da AnTuTu

Fonte |

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.