Apple. Como verificar a saúde da bateria do teu iPhone com o novo iOS 11.3

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Tal aplicada aos dispositivos iPhone.

A nova atualização do sistema operativo iOS 11.3 está disponível para todos os dispositivos iPhone a partir do iPhone 6. Caso queiras então verificar o estado de saúde da bateria e, claro, verificar se a performance do teu dispositivo está a ser reduzida já o podes fazer. A nova opção / menu apresenta-te informações detalhadas sobre o envelhecimento da bateria.

Vê ainda: Huawei expande o seu portfólio de com o Honor 9 Lite a 229€

Todos os dispositivos que atualizem para o iOS 11.3 da Apple terão a "limitação" de performance desativada. Será ativada automaticamente pelo sistema no momento em que este registe o primeiro encerramento abrupto, temática que já aqui havíamos abordado anteriormente.

Agora, todo e qualquer utilizador poderá aceder às Definições -> Bateria -> Saúde da Bateria e aí dentro poderão desativar a limitação da performance (velocidade e desempenho) do teu iPhone. Em seguida vamos ver o que muda no teu dispositivo inteligente da Apple.

iOS 11.3 da Apple dará ao utilizar mais controlo sobre a bateria e a performance do iPhone

A gigante tecnológica, Apple, foi bem rigorosa e avisou os utilizadores que no iOS 11.3 toda a "gestão de performance" está desativada. Por "gestão de performance" entenda-se o abrandamento intencional do teu iPhone (do seu processador ou CPU). Medida que entra em ação quando o sistema detecta que a bateria já não é capaz de fornecer a quantidade máxima de energia para suportar os picos de performance. A solução? Abrandar o CPU para que o iPhone não se encerre subitamente por falta de energia.

Note-se que neste momento a "gestão de performance" é ativada pelo sistema nos dispositivos iPhone 6, iPhone 6 Plus. Também nos iPhone 6s, iPhone 6s Plus, iPhone SE, iPhone 7 e ainda no iPhone 7 Plus. Se tens algum destes equipamentos então talvez queiras atualizar para o iOS 11.3 o quanto antes.

iOS 11.3 está em versão de testes (beta)

Com esta versão do sistema operativo da Apple podes simplesmente desativar esta "gestão de performance". Desta forma o teu dispositivo voltará a ser rápido como outrora, apesar de poderes sofrer alguns encerramentos abruptos. Algo que pode ser colmatado com a substituição da bateria caso esta já apresente sinais de envelhecimento / degradação característica da idade.

Por outro lado, a própria Apple afirma que esta "gestão de performance" foi aperfeiçoada com novos algoritmos. Estes estão agora mais inteligentes, mais flexíveis e saberão quando devem entrar em ação e quando é que não devem diminuir a velocidade do teu equipamento. Desta forma, a marca quer apaziguar os seus clientes e garantir que a confiança na marca continua inabalável.

Já por outro lado, na mais recente geração de produtos da Apple, os iPhone 8 e iPhone X, o novo hardware é mais inteligente. Desta forma, a marca pode gerir de uma forma mais eficaz este gerenciamento da performance. Isto sem que o utilizador se aperceba. Ou melhor, sem que este sinta os efeitos da sua atividade. Neste momento a atual geração é tão nova que não necessitará de qualquer "gestão de performance".

iOS 11.3 traz novas definições para a Bateria no iPhone

A capacidade e saude da bateria pode ser consultada em qualquer smartphone da Apple lançado em 2014 ou mais recentemente. Todo e qualquer iPhone com o sistema operativo com iOS 11.3 beta 2. Definição que deverá migrar para a versão pública. Aí poderás encontrar, nas Definições, no menu Bateria, a saúde da Bateria.

A opção "Capacidade Máxima" dá-te uma estimativa da total capacidade da bateria, do máximo de carga que ela ainda consegue reter. Todo e qualquer novo equipamento deverá apresentar um valor de 100% da capacidade. Qualquer valor inferior significará que a autonomia do teu dispositivo não será tão duradoura entre cargas. É também um sinal de degradação da bateria.

Utilizador pode agora desativar a gestão de performance da Apple

Já a segunda secção é intitulada de "Capacidade de Performance Máxima". Aqui terás que ler o texto a cinza que descreverá o estado da tua bateria e a sua capacidade para suportar picos de carga.

Cumpre ainda ser mencionado que, caso o utilizar desative a "gestão de performance". A funcionalidade só voltará a estar ativa caso o iPhone sofra um encerramento inesperado. A opção não poderá ser ativa novamente pelo utilizador. Todavia, sempre que a bateria se revele incapaz de fornecer energia suficiente e o equipamento se desligue. Aí a "gestão de performance" entrará novamente em ação.

Em suma, caso a tua bateria já não seja tão nova como outrora e não querias o teu dispositivo consideravelmente mais lento, terás que desativar a opção manualmente. Terás que o fazer sempre que o teu equipamento se desligue abruptamente.

Nos casos em que a bateria do iPhone esteja seriamente degradada. Quando a capacidade máxima esteja abaixo dos 80%, a Apple continuará a deixar o utilizador desativar a "gestão de performance". Todavia, é provável que sofras mais encerramentos abruptos. Por isso mesmo, no iOS 11.3 a Apple incluirá um aviso extra. Aviso que exortará os utilizadores a trocar a bateria do seu equipamento.

Opiniões?

Assuntos relevantes na 4gnews:

a 7 Plus

Huawei expande o seu portfólio de com o Honor 9 Lite a 229€

alaxy S9

Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.