Apple. Como verificar a saúde da bateria do teu iPhone com o novo iOS 11.3

Rui Bacelar
7 Fevereiro, 2018
Apple iPhone SE 2 iOS 11.3 bateria
Tens um dispositivo da fabricante norte-americana? ©reuters

Tal como havia prometido, a Apple acabou por incluir uma nova opção / menu que permite ao utilizador verificar a saúde da sua bateria. Trata-se de uma das novidades do iOS 11.3 beta 2 e surge como resultado direto de todo o escândalo da redução intencional da performance aplicada aos dispositivos iPhone.

A nova atualização do sistema operativo iOS 11.3 está disponível para todos os dispositivos iPhone a partir do iPhone 6. Caso queiras então verificar o estado de saúde da bateria e, claro, verificar se a performance do teu dispositivo está a ser reduzida já o podes fazer. A nova opção / menu apresenta-te informações detalhadas sobre o envelhecimento da bateria.

Vê ainda: Huawei expande o seu portfólio de com o Honor 9 Lite a 229€

Todos os dispositivos que atualizem para o iOS 11.3 da Apple terão a "limitação" de performance desativada. Será ativada automaticamente pelo sistema no momento em que este registe o primeiro encerramento abrupto, temática que já aqui havíamos abordado anteriormente.

Agora, todo e qualquer utilizador poderá aceder às Definições -> Bateria -> Saúde da Bateria e aí dentro poderão desativar a limitação da performance (velocidade e desempenho) do teu iPhone. Em seguida vamos ver o que muda no teu dispositivo inteligente da Apple.

iOS 11.3 da Apple dará ao utilizar mais controlo sobre a bateria e a performance do iPhone

A gigante tecnológica, Apple, foi bem rigorosa e avisou os utilizadores que no iOS 11.3 toda a "gestão de performance" está desativada. Por "gestão de performance" entenda-se o abrandamento intencional do teu iPhone (do seu processador ou CPU). Medida que entra em ação quando o sistema detecta que a bateria já não é capaz de fornecer a quantidade máxima de energia para suportar os picos de performance. A solução? Abrandar o CPU para que o iPhone não se encerre subitamente por falta de energia.

Note-se que neste momento a "gestão de performance" é ativada pelo sistema nos dispositivos iPhone 6, iPhone 6 Plus. Também nos iPhone 6s, iPhone 6s Plus, iPhone SE, iPhone 7 e ainda no iPhone 7 Plus. Se tens algum destes equipamentos então talvez queiras atualizar para o iOS 11.3 o quanto antes.

iOS 11.3 está em versão de testes (beta)

iOS 11.3 Apple iPhone 6 bateria qualidade homem trinca
As baterias não são adequadas para o consumo humano @iFixit

Com esta versão do sistema operativo da Apple podes simplesmente desativar esta "gestão de performance". Desta forma o teu dispositivo voltará a ser rápido como outrora, apesar de poderes sofrer alguns encerramentos abruptos. Algo que pode ser colmatado com a substituição da bateria caso esta já apresente sinais de envelhecimento / degradação característica da idade.

Por outro lado, a própria Apple afirma que esta "gestão de performance" foi aperfeiçoada com novos algoritmos. Estes estão agora mais inteligentes, mais flexíveis e saberão quando devem entrar em ação e quando é que não devem diminuir a velocidade do teu equipamento. Desta forma, a marca quer apaziguar os seus clientes e garantir que a confiança na marca continua inabalável.

Já por outro lado, na mais recente geração de produtos da Apple, os iPhone 8 e iPhone X, o novo hardware é mais inteligente. Desta forma, a marca pode gerir de uma forma mais eficaz este gerenciamento da performance. Isto sem que o utilizador se aperceba. Ou melhor, sem que este sinta os efeitos da sua atividade. Neste momento a atual geração é tão nova que não necessitará de qualquer "gestão de performance".

iOS 11.3 traz novas definições para a Bateria no iPhone

Apple iPhone iOS 11.3 bateria
Definições - Bateria- Saúde da Bateria

A capacidade e saude da bateria pode ser consultada em qualquer smartphone da Apple lançado em 2014 ou mais recentemente. Todo e qualquer iPhone com o sistema operativo com iOS 11.3 beta 2. Definição que deverá migrar para a versão pública. Aí poderás encontrar, nas Definições, no menu Bateria, a saúde da Bateria.

A opção "Capacidade Máxima" dá-te uma estimativa da total capacidade da bateria, do máximo de carga que ela ainda consegue reter. Todo e qualquer novo equipamento deverá apresentar um valor de 100% da capacidade. Qualquer valor inferior significará que a autonomia do teu dispositivo não será tão duradoura entre cargas. É também um sinal de degradação da bateria.

Utilizador pode agora desativar a gestão de performance da Apple

Já a segunda secção é intitulada de "Capacidade de Performance Máxima". Aqui terás que ler o texto a cinza que descreverá o estado da tua bateria e a sua capacidade para suportar picos de carga.

Cumpre ainda ser mencionado que, caso o utilizar desative a "gestão de performance". A funcionalidade só voltará a estar ativa caso o iPhone sofra um encerramento inesperado. A opção não poderá ser ativa novamente pelo utilizador. Todavia, sempre que a bateria se revele incapaz de fornecer energia suficiente e o equipamento se desligue. Aí a "gestão de performance" entrará novamente em ação.

Em suma, caso a tua bateria já não seja tão nova como outrora e não querias o teu dispositivo consideravelmente mais lento, terás que desativar a opção manualmente. Terás que o fazer sempre que o teu equipamento se desligue abruptamente.

Nos casos em que a bateria do iPhone esteja seriamente degradada. Quando a capacidade máxima esteja abaixo dos 80%, a Apple continuará a deixar o utilizador desativar a "gestão de performance". Todavia, é provável que sofras mais encerramentos abruptos. Por isso mesmo, no iOS 11.3 a Apple incluirá um aviso extra. Aviso que exortará os utilizadores a trocar a bateria do seu equipamento.

Opiniões?

Assuntos relevantes na 4gnews:

Android Oreo será o menor dos trunfos do Nokia 7 Plus

Huawei expande o seu portfólio de com o Honor 9 Lite a 229€

Samsung Galaxy X poderá ser o sucessor do Samsung Galaxy S9

Fonte | Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).

Mais na 4gnews

Google Play Store: 18 Apps e jogos Premium que estão agora Grátis
Google Play Store nova versão da APK disponível para download
Opera para Android já te dá uma VPN grátis (download APK)
iPhone de 2020 pode ter processador com nova tecnologia
Xiaomi é a exceção à regra e cresce seriamente em 2018
Apple AirPods 2 revelados de forma oficial! Chegou o carregamento sem fios

Artigos que não podes perder

Como encontrar o telemóvel Android com a ajuda do Google
Os smartphones com os melhores processadores - Outubro 2018
Como formatar o telemóvel antes de o vender como usado
Como bloquear números de telefone indesejados e anónimos
Como ligar o telemóvel à TV para ver conteúdos no "grande ecrã"
Descobre 10 produtos Xiaomi que valem a pena comprar