Apple: já sabemos quando chega o próximo iPhone barato, o iPhone SE 3

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O próximo iPhone barato chegará no primeiro semestre de 2022. À semelhança do modelo atual, também o Apple iPhone SE 3 chegará na primeira metade do ano, evitando assim disputar a atenção pelos modelos convencionais de iPhone, apresentados tradicionalmente em setembro de cada ano.

Com efeito, vimos recentemente um relato que apontava a produção de um novo iPhone de 4,7 polegadas como modelo de entrada para o ecossistema Apple. Segundo essa fonte, o dispositivo iOS chegaria na primeira metade do próximo ano com especificações cativantes como o processador A14 Bionic que equipa atualmente os iPhone 12.

O próximo Apple iPhone SE pode chegar em 2022

Segundo o relato da publicação Digitimes, o próximo iPhone barato chega então nos primeiros seis meses do próximo ano. Caso a fabricante norte-americana se mantenha fiel ao seu calendário de lançamentos, este produto pode chegar em março de 2022.

Apelidado de iPhone SE 3, utilizará o processador Apple A14 Bionic que integra os atuais telefones de Cupertino. É um poderoso SoC com uma litografia de 5 nm, trazendo um grande incremento de processamento e economia face ao atual iPhone SE (2020).

A fonte supracitada refere ainda que estas informações foram abonadas pelo analista Ming-Chi Kuo, especialista nos desígnios de Cupertino. Para Kuo, o próximo iPhone barato trará suporte para redes 5G e um melhor processador, entre outras melhorias.

Será o iPhone mais barato com suporte para redes 5G

De acordo com Ming-Chi Kuo este iPhone barato será estratégico para a tecnológica de Cupertino. Será não só uma porta de entrada para o ecossistema da marca, além de ajudar a consolidar a sua posição num mercado 5G cada vez mais competitivo.

O analista avança assim uma justificação dupla para a chegada deste modelo no início do próximo ano. Será, para a empresa um hiato de dois anos entre a renovação desta linha de produtos, comportando já melhorias significativas na nova geração.

Olhando para trás, o primeiro iPhone SE chegaria ao mercado em março de 2016. Quatro anos volvidos teríamos o iPhone SE (2020) em março desse ano com o chip A13 Bionic. Para o próximo ano, esperamos também pelo seu lançamento no mês de março.

Maior ecrã, melhor processador e preço competitivo para o iPhone SE 3

Entre as melhorias apontadas está um novo e maior ecrã de pelo menos 4,7 polegadas. A par disto, somam-se o processador e a supracitada compatibilidade com a quinta geração de redes móveis. De igual modo, contamos com melhores câmaras fotográficas.

Atualmente o iPhone SE (2020) é o único telefone Apple a integrar o leitor de impressões digitais para autenticação e desbloqueio do dispositivo, o sistema Touch ID. Para os fãs deste sistema temos boas notícias, sendo provável a sua manutenção no próximo modelo.

Por outro lado, a câmara frontal deverá estar agora mais integrada no ecrã, para que este também aumente de dimensões. Desse modo, contamos com uma câmara punch-hole a perfurar o painel. Será, de acordo com estas fontes, idêntico ao iPhone 12 mini.

O iPhone SE 3 será muito similar ao atual iPhone 12 mini

Primando pelo formato compacto, o Apple iPhone 12 mini é o modelo com menos vendas da atual geração. Terá, segundo os rumores, um sucessor este ano na forma do iPhone 13 mini, mas deverá ser a última iteração deste produto.

Assim, é provável que a Apple aproveite este formato compacto apenas para o iPhone SE 3 em 2022. Espera-se que o seu ecrã tenha entre 4,7 a 5 polegadas de diagonal com a redução das margens e melhor aproveitamento do painel frontal.

Recordamos, a propósito, que o iPhone SE original (2016) chegou com um ecrã de 4 polegadas. Em 2020 o seu sucessor optou por um painel de 4,7 polegadas. Para o próximo ano de 2022 aponta-se uma manutenção ou ligeiro aumento para o iPhone SE 3.

Em síntese, contamos com um preço em conta, provavelmente os mesmos valores do modelo à venda nas lojas, bem como um melhor processador, maior e melhor ecrã, além de novas câmaras fotográficas.

Por fim, importa realçar que este é o primeiro grande apanhado de rumores e sugestões informadas para o próximo iPhone barato. Até à sua apresentação efetiva ainda muito pode (e deve) mudar.

Editores 4gnews recomendam:

  • POCO X3 GT cada vez mais próximo, será apenas um "novo" Redmi Note 10 Pro 5G
  • Realme Pad: poderá este produto revitalizar o mercado de tablets Android?
  • Apple: novos iPhone 13 devem herdar ótima caraterística dos Apple Watch
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.