Apple. São dezenas as apps iOS que "vendem" a localização do teu iPhone

Rui Bacelar
Google I/O 2018 Gmail iOS Mensagens Android Google bateria qualidade homem trinca Apple iPhone smartphone 2017 Motorola HTC Android Bateria
A localização do teu terminal está ao dispor de várias apps.... ©reuters

São dezenas as aplicações populares - apps - para iOS que estão a recolher e enviar os dados de localização do teu iPhone. Isto é, aplicações que lucram quando lhes dás acesso à localização do teu Apple iPhone.

As conclusões foram obtidas pela empresa de segurança - GuardianApp - sendo partilhadas em primeira mão pelo pessoal da TechCrunch. Nesse sentido, o fenómeno não é novo, sendo aliás prática comum e uma das fontes de receita para vários desenvolvedores / estúdios de apps.

Vê ainda: Podcast 212: Evento Apple, Xiaomi Mi Mix 3 e novos Sony

Só para exemplificar o que acaba de ser dito, estas apps são por norma hubs de notícias bem como aplicações de meteorologia. Em suma, são aplicações que necessitam de ter acesso à localização do teu iPhone ou outro dispositivo iOS para funcionarem corretamente.

Até aqui tudo bem, o acesso à localização é um pré-requisito para o seu bom funcionamento. Todavia, muitas delas em seguida vendem essa mesma informação como uma fonte secundária de receita.

A localização do teu iPhone é extremamente valiosa...

Ainda segundo esta agência de segurança, as informações vendidas chegam mesmo a ser dados de localização precisa, dados exatos. De igual forma temos também alguma informação sensível do utilizador e que não deveria deixar o teu iPhone ou dispositivo iOS. Isto claro, a menos que não te importes de ser alvo da próxima campanha publicitária de uma qualquer empresa. Nesse sentido, as informações de localização estão constantemente a ser enviadas sem que o utilizador de iPhone disso tenha a menor noção.

Apple iPhone iOS localização
Toda e qualquer informação é potencialmente valiosa.

É precisamente este facto que preocupou os analistas e investigadores da supracitada agência de segurança. Informação de localização que é utilizada para compilar bases de dados para futuras (ou presentes) campanhas de marketing.

Dezenas de apps lucram com esta informação dos dispositivos iOS...

Com o intuito de recolher os dados da localização são utilizados vários meios. Em primeiro lugar a localização GPS bem como a latitude e longitude. Sem esquecer os dados deixados pela conexão Bluetooth LE (low-energy) bem como os SSID's das conexões WiFi.

A lista não se fica por aqui, ora com as informações do acelerómetro como da percentagem de carga da bateria. Em suma, até mesmo a hora a que chegas ou sais de determinado local é agora registada, enviada e utilizada para diversos fins, principalmente publicitários.

localização apps Apple Xiaomi Android Samsung Huawei Xiaomi Apple iPhone X Samsung Galaxy S9 Huawei P20 Apple iPhone X
As informações de localização são extremamente valiosas. ©reuters

Por outro lado, grande parte das apps assegura que toda e qualquer informação que permita identificar um utilizador específico não é utilizada. Seja como for, as informações sobre a latitude e longitude podem revelar demasiado sobre o utilizador de iPhone ou outro dispositivo iOS.

Nesse sentido expressou-se Will Strafach, um dos investigadores em declarações à TechCrunch. Por outras palavras, torna-se fácil saber onde trabalhas, onde vives e onde vais quando não queres ser...visto ou ouvido.

Quais foram as apps para iOS identificadas?

São várias as apps detetadas pela firma de segurança. Todas elas recolhendo e enviando informações da localização do utilizador. Entre elas temos a ASKfm, NOAA Weather Radar, Homes.com, Perfect365 bem como a C25K 5K Trainer.

Mais ainda temos também a Classifieds 2.0 Marketplace, GasBuddy, Photobucket, Roadtrippers bem como a popular Tapatalk. Ademais, a lista completa de apps detectadas pode ser consultada na íntegra aqui.

Há, todavia, uma boa notícia no meio destas novidades algo preocupantes. Algumas das apps para iOS em questão apresentam uma notificação que permite ao utilizador inteirar-se dos procedimentos da aplicação. Isto é, algumas delas são perfeitamente transparentes quanto ao seu modus operandi.

Em suma, presta atenção a tudo aquilo que instalas no teu iPhone e demais dispositivos iOS. Aliás, presta atenção ao "disclamer" durante a instalação ou aquando da primeira utilização da app em questão.

Editores 4gnews recomendam:

Apple News poderá tornar-se num dos melhores serviços para o iPhone

Donald Trump pode tornar produtos Apple ainda mais caros

Apple Watch pode tornar-se tão importante quanto o iPhone

Fonte | via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.