Apple iPhone 8 - Chega em Setembro mas já conquista corações

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 5 min.

O Apple iPhone 8 é sem sombra de dúvidas o produto mais antecipado de 2017. Aliás, já no passado ano de 2016 se falava no iPhone comemorativo dos 10 anos sobre o lançamento do telemóvel inteligente que acabou por mudar o mundo. A comoção em torno deste iPhone 8 é notória e desde os rumores sobre o lançamento do Apple Watch que não víamos tantas linhas escritas sobre a Apple. Se também estás ansioso por conhecer a próxima geração de smartphones de Cupertino hoje temos boas notícias.

Vê ainda: Honor 9 - Sucessor do Honor 8 já é oficial e volta a surpreender

Espera-se uma grande mudança estética e visual para o iPhone 8. Afinal de contas a Apple já não muda o design dos seus smartphones desde 2014 quando apresentou o iPhone 6. Desde então expandiu o leque de cores e acabamentos, retocou as linhas das antenas e a posição das câmaras fotográficas. Removeu o jack de 3.5 mm para inovar e nada mais digno de nota se passou.

Consequentemente, o iPhone 8, segundo os analistas de mercado, será um grande virar de página. Aguarda-se o início de um novo capítulo na história do iPhone. Para muitos, o melhor smartphone em existência. Chega só em setembro mas já conquista muitos corações.

Como será o iPhone 8?

O que tornará o iPhone 8 tão único será o seu design. Não serão mudanças subtis ou novos tons de cinza. Será todo um novo aspecto. Se ficaram surpresos com o Essential Phone de Andy Rubin - pai do Android - chegará aos seus calcanhares.

De acordo com uma vasta lista de fontes credíveis, já para não falar na galeria de esquemas, plantas e desenhos técnicas para o iPhone 8 que têm surgido na Internet, o traço mais distintivo será o seu ecrã ou tela de 5.8 polegadas. Teremos aqui um painel OLED que praticamente aniquilará as bordas. Relativamente ao Touch ID (sensor biométrico) temos visto rumores algo contraditórios.

Neste ponto acredito que o leitor de impressões digitais Touch ID esteja efectivamente alojado por baixo do ecrã, mantendo sua posição tradicional. Não consigo dar credibilidade, pelo menos para já, aos rumores e fotos que sugerem a presença do Touch ID no painel traseiro. Seria um rude golpe para o design minimalista e fluído que o senhor Johny Ive sempre defendeu.

A produção do iPhone 8 arrancará em breve

A apresentação do iPhone 8 deverá ocorrer no próximo mês de setembro e com o avançar o calendário a Apple terá que ordenar o início da produção em massa muito em breve. Só assim poderá ter provisão suficiente para uma chegada aos mercados no final de setembro. Posto isto, é normal que as cadeias de produção na China comecem a receber as instruções finais sobre as peças e componentes que terão de produzir.

Foi precisamente uma destas cadeias de produção que terá fornecido aos responsáveis do subreddit dedicado à Apple onde encontrarão todo este material com a legenda “I have a friend in the industry who just sent me these. He said the Chinese manufacturers got these last week.” - Eu tenho um amigo que trabalha nesta indústria e que me mandou as fotos. Os produtores chineses receberam estes exemplares na semana passada.

Teremos 3 iPhone's em 2017

Apesar de nunca podermos depositar toda a nossa fé em rumores e fugas de informação de fontes pouco acreditadas, as novas imagens acabam por reforçar e solidificar tudo o que tem vindo a ser dito nos últimos meses. Note-se que não temos um Touch ID no painel traseiro e no painel frontal temos duas abas que ladeiam o auscultador, câmara frontal e respectivos sensores de proximidade, luminosidade, etc.

Com tanta expectativa em torno do iPhone 8 quase nos esquecemos dos iPhone 7s e iPhone 7s Plus que também podem ser vistos na foto acima. Estes serão os modelos mais conservadores, uma mera iteração dos iPhone's atuais. Serão exatamente iguais no exterior com as mudanças e melhorias a ocorrer no seu hardware e software (novo iOS 11). Foi ainda sugerido pela fonte que todos os novos iPhones terão suporte para carregamento sem-fios.

Nesta última foto podemos ver os recortes para o módulo da câmara principal. Com dois sensores, flash dual-LED True Tone e até mesmo o orifício para o microfone. Este será o painel traseiro do iPhone 8, construído em vidro. Ou será que teremos direito a um painel em cerâmica? Por sua vez o painel frontal mais se assemelha a uma película de vidro para o ecrã do que a um painel típico de iPhone. As margens muito diminutas e arredondadas, com especial destaque para a parte superior onde teremos a câmara frontal e demais componentes.

iPhone 8 - Preços e Datas

A edição comemorativa poderá ser o iPhone mais difícil de obter! Segundo algumas previsões a chegada ao mercado deste smartphone só ocorrerá em outubro ou mesmo em novembro. Este atraso dever-se-á aos desafios da nova construção e design do equipamento. Contudo, outras fontes apontam que o iPhone 8 chegará mesmo em setembro, sem atrasos, ainda que em pequenas quantidades.

Em suma, este deverá ser o iPhone mais seleto da história da Apple, pelo menos até que a gigante de Cupertino reforce as linhas de produção. Já a nível de preços, como seria de esperar o iPhone 8 será colocado acima do iPhone 7s Plus. Aceitam-se apostas para o seu preço de venda ao público!

Ansiosos pela chegada deste iPhone ou preferem os iPhone 7s e iPhone 7s?

Outros assuntos relevantes:

Samsung Galaxy S8 Active com especificações reveladas em novos testes

Homtom HT37 Pro é o sucessor do HT37 com 4G e melhor especificações

Samsung Galaxy Note 7R poderá ser apresentado no início de julho

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.