Apple iPhone 8 e Galaxy S9 - os mais procurados no 3º trimestre de 2018

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O sucesso da Apple mede-se sobretudo pelos número exato de unidades vendidas. Todavia, não se enganem, esta métrica continua a ser da maior importância. Ora, atualmente no 3º trimestre de 2018 o Apple iPhone 8 é o smartphone mais procurado bem como o Samsung Galaxy S9 no lado do sistema Android.

Em primeiro lugar, sem analisarmos o número de vendas de cada produto, como é que podemos saber o que é que os consumidores realmente querem? Nesse sentido o número de unidades vendidas continua a ser uma métrica extremamente valiosa.

Vê ainda: Xiaomi lança nova Smart TV gigante com preço inacreditável

Em segundo lugar, notamos que a empresa de Tim Cook quer XS Max. O Apple iPhone XR ficou de fora.

O sucesso da Apple deve-se bastante aos Estados Unidos da América

Olhando mais atentamente para o desempenho da "maçã" durante este trimestre, a Kantar Worldpanel dá-nos agora o seu mais recente relatório. Por conseguinte podemos ver que a Apple conseguiu obter fortes conquistas no mercado dos Estados Unidos da América. Este que é o 3º maior mercado mundial de dispositivos móveis continua a ser um bastião da Apple. Perante o novo relatório podemos ver que, em primeiro lugar, o sistema operativo iOS continua a ser a segunda plataforma de software mais popular. Todavia, o grande destaque vai para o aumento da quota de mercado da tecnológica de Cupertino.

O Apple iPhone 8 é o smartphone mais procurado nos EUA

Algo que nos leva ao segundo ponto deste relatório. No 3º trimestre de 2018 a Apple obteve 39.7% da quota de mercado nos EUA. Na prática conseguindo crescer 5% face ao período homólogo de 2017.

Por conseguinte tivemos uma diminuição dos números para a Google, o seu sistema operativo Android e várias fabricantes. Todavia, esta continua a ser a plataforma mais popular não só nos EUA bem como em todo o mundo.

Na Europa, o sistema Android é cada vez mais popular!

Algo que nos leva ao próximo ponto latente no mais recente relatório da Kantar. Pois bem, em terceiro lugar podemos ver que o sistema Android é cada vez mais popular no nosso continente. Sobretudo em países como a Espanha, Itália e França em que o Android domina completamente o cenário tecnológico.

Aliás, nos 5 maiores mercados europeus o sistema operativo Android obteve uma quota de 82% (média). Por conseguinte tivemos aqui um crescimento de quase 3 pontos percentuais face aos 79.7% obtidos no período homólogo de 2017.

Huawei e Xiaomi impulsionam o sistema Android na Europa

Nesse sentido aponta o relatório desta agência de análise de mercado. Graças a smartphones económicos como o Xiaomi Redmi Note 5. Estes foram os smartphones mais procurados na Europa durante o 3º trimestre de 2018.

Todavia, cimentando o crescimento da Apple vemos que o Apple iPhone 8 foi o modelo mais vendido neste trimestre. Nesse sentido, o iPhone mais económico de 2017 superou toda a concorrência com 9.4% de quota de mercado.

Já por outro lado, o Galaxy Note 9 a chegar ao Top 10 de smartphones mais procurados nesse mesmo mês.

Em suma, a Apple continua a usufruir de uma ótima posição mas podemos ver alguns sinais algo preocupantes. O sucesso do Apple iPhone 8 numa época tão tardia de 2018 mostra que os consumidores estão a ficar algo saturados dos preços altos praticados pela marca.

Esperemos agora pelo final de 2018 e pelos relatórios referentes ao último trimestre do ano.

Editores 4gnews recomendam:

Xiaomi prepara-se para dar um passo gigante na sua história

Xiaomi Mi 8 com uma promoção que não podes (mesmo) deixar escapar

Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.