Apple iPhone 8 e Galaxy S9 - os mais procurados no 3º trimestre de 2018

Rui Bacelar
Apple iPhone 8 reuters
Este é um dos dispositivos mais procurados da empresa de Cupertino ©Reuters

O sucesso da Apple mede-se sobretudo pelos lucros auferidos pela tecnológica de Cupertino. Nesse sentido, a própria marca deixará de divulgar o número exato de unidades vendidas. Todavia, não se enganem, esta métrica continua a ser da maior importância. Ora, atualmente no 3º trimestre de 2018 o Apple iPhone 8 é o smartphone mais procurado bem como o Samsung Galaxy S9 no lado do sistema Android.

Em primeiro lugar, sem analisarmos o número de vendas de cada produto, como é que podemos saber o que é que os consumidores realmente querem? Nesse sentido o número de unidades vendidas continua a ser uma métrica extremamente valiosa.

Vê ainda: Xiaomi lança nova Smart TV gigante com preço inacreditável

Em segundo lugar, notamos que a empresa de Tim Cook quer chegar a uma "maior fatia de mercado", a mais consumidores com o iPhone XR. Todavia, neste momento a Apple encontra-se atrás da Huawei, ocupando o 3º lugar no ranking mundial.

Não que isto seja um mau resultado, aliás muito pelo contrário, sobretudo para um trimestre que ainda não reflecte as vendas dos novos terminais. Nesse sentido, neste 3º trimestre só tivemos alguns dias de vendas dos Apple iPhone XS e XS Max. O Apple iPhone XR ficou de fora.

O sucesso da Apple deve-se bastante aos Estados Unidos da América

Olhando mais atentamente para o desempenho da "maçã" durante este trimestre, a Kantar Worldpanel dá-nos agora o seu mais recente relatório. Por conseguinte podemos ver que a Apple conseguiu obter fortes conquistas no mercado dos Estados Unidos da América. Este que é o 3º maior mercado mundial de dispositivos móveis continua a ser um bastião da Apple. Perante o novo relatório podemos ver que, em primeiro lugar, o sistema operativo iOS continua a ser a segunda plataforma de software mais popular. Todavia, o grande destaque vai para o aumento da quota de mercado da tecnológica de Cupertino.

O Apple iPhone 8 é o smartphone mais procurado nos EUA

Algo que nos leva ao segundo ponto deste relatório. No 3º trimestre de 2018 a Apple obteve 39.7% da quota de mercado nos EUA. Na prática conseguindo crescer 5% face ao período homólogo de 2017.

Apple iPhone Xiaomi Samsung
A marca da maçã continua em alta. ©Reuters

Por conseguinte tivemos uma diminuição dos números para a Google, o seu sistema operativo Android e várias fabricantes. Todavia, esta continua a ser a plataforma mais popular não só nos EUA bem como em todo o mundo.

Na Europa, o sistema Android é cada vez mais popular!

Algo que nos leva ao próximo ponto latente no mais recente relatório da Kantar. Pois bem, em terceiro lugar podemos ver que o sistema Android é cada vez mais popular no nosso continente. Sobretudo em países como a Espanha, Itália e França em que o Android domina completamente o cenário tecnológico.

Aliás, nos 5 maiores mercados europeus o sistema operativo Android obteve uma quota de 82% (média). Por conseguinte tivemos aqui um crescimento de quase 3 pontos percentuais face aos 79.7% obtidos no período homólogo de 2017.

Huawei e Xiaomi impulsionam o sistema Android na Europa

Nesse sentido aponta o relatório desta agência de análise de mercado. Graças a smartphones económicos como o Huawei P20 Lite bem como o Xiaomi Redmi Note 5. Estes foram os smartphones mais procurados na Europa durante o 3º trimestre de 2018.

Huawei P20 Lite Android Apple iPhone 8 iOS
Na Europa o sistema Android foi elevado graças a dispositivos como este - P20 Lite.

Todavia, cimentando o crescimento da Apple vemos que o Apple iPhone 8 foi o modelo mais vendido neste trimestre. Nesse sentido, o iPhone mais económico de 2017 superou toda a concorrência com 9.4% de quota de mercado.

Já por outro lado, o Samsung Galaxy S9 foi um dos modelos mais procurados nos 5 maiores mercados europeus durante o mês de setembro. Todavia, vimos também o Galaxy Note 9 a chegar ao Top 10 de smartphones mais procurados nesse mesmo mês.

Em suma, a Apple continua a usufruir de uma ótima posição mas podemos ver alguns sinais algo preocupantes. O sucesso do Apple iPhone 8 numa época tão tardia de 2018 mostra que os consumidores estão a ficar algo saturados dos preços altos praticados pela marca.

Esperemos agora pelo final de 2018 e pelos relatórios referentes ao último trimestre do ano.

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.