Apple iPhone 8 marcará o 10º aniversário do iPhone

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Estamos a meio do ano e teremos que esperar durante três longos meses até que a Apple apresente os 3 novos iPhones para 2017. Desde o iPhone 8, iPhone 7s e iPhone 7s Plus, setembro será o mês de todas as revelações. Até lá, a onda de rumores e leaks é cada vez maior, não fugindo o dia de hoje à regra. Vemos agora os supostos esquemas finais para o iPhone 8 e iPhone 7s Plus. Temos ainda os renders bem convincentes e respectivas capas de proteção para os próximos smartphones da Apple.

Vê ainda: Asus Zenfone AR chega a 14 de Junho com 8GB de RAM!

Com efeito, o iPhone 8 tem fascinando os fãs da marca e merecido a nossa atenção. Há muito se fala desta edição comemorativa dos 10 anos do lançamento do primeiro iPhone. O smartphone que mudou o mundo foi apresentado pelo então CEO da marca, Steve Jobs. Agora, volvida uma década, está na hora de avaliar as novidades e de preparar o público para aquilo que deverá chegar ao mercado no início do Outono.

Tanta atenção tem sido dedicada ao modelo que comemorará o 10º aniversário do primeiro Apple iPhone que quase nos esquecemos dos outros dois equipamentos. Sim, também teremos um iPhone 7s e iPhone 7s Plus. A gigante de Cupertino manterá o seu esquema de atualizações com a linha "S", sendo altamente improvável que quebre este hábito.

Quais as novidades do Apple iPhone 8?

Hoje, graças ao leakster e designer Benjamin Geskin, ficamos a ver os esquemas, as plantas dos iPhone 8 e iPhone 7s Plus. Aqui podemos ver as supostas medidas e traços gerais para estes dois smartphones.

Começando pelo Apple iPhone 8, as suas dimensões serão 143.4 x 70.77 x 7.51 mm (altura x largura x espessura), sem contar com a ligeira corcunda da câmara traseira. Ali teremos o módulo de câmara dupla. Além disso, tal como já temos visto em fugas de informação anteriores, o iPhone 8 terá um ecrã OLED que cobrirá quase todo o painel frontal. Será o primeiro iPhone a quebrar a reduzir drasticamente as margens ou bezels. A intenção será aproveitar de forma extremamente eficaz a área frontal do smartphone.

Note-se ainda o alinhamento vertical da sua câmara dupla traseira, algo que já tem sido reforçado por vários leaks. Esta câmara deverá ser auxiliada por um sistema de laser autofocus e estabilização ótica da imagem (OIS).

Além disso - e felizmente - não teremos o TouchID, o leitor de impressões digitais na traseira deste iPhone. Segundo consta, a Apple utilizará, pela primeira vez no mercado dos dispositivos móveis, um sensor biométrico TouchID por baixo do ecrã, no painel frontal. Em suma, terá o TouchID no mesmo sítio, ainda que o ecrã o possa cobrir e desta forma aproveitar melhor toda a área frontal do equipamento.

Além do iPhone 8 teremos o iPhone 7s e 7s Plus

Estes serão os modelos mais comuns e sem dúvida aqueles que chegarão à maioria dos consumidores. Tudo leva a crer que o iPhone 8 seja o modelo "premium" com um preço adequado a esse estatuto. Por sua vez, o Apple iPhone 7s Plus terá umas dimensões de 158.38 x 78.1 mm, (altura x largura x espessura).

Será extremamente idêntico ao Apple iPhone 7 Plus, mantendo assim a tradição dos modelos "S" apresentarem melhorias apenas no interior do smartphone. Note-se acima o módulo de câmara dupla com um alinhamento horizontal. O iPhone 7s manterá também o aspecto do atual iPhone 7, com as melhorias e upgrades apenas no seu interior.

Será este o aspecto final do iPhone 8?

Terminamos o artigo com a publicação dos últimos renders (imagens digitais) que nos mostram o possível aspecto do Apple iPhone 8. Aconselho a que ignorem o TouchID colocado na traseira do smartphone, uma localização que quebraria toda a lógica de design da Apple.

Particularmente interessante é a capa de protecção que terá sido desenvolvida com base nas dimensões do equipamento. Reforça a posição da câmara dupla traseira, bem como o seu alinhamento vertical. Temos ainda as ranhuras para as portas e demais conectividades, bem como a localização dos habituais botões.

A expectativa está em alta

A Apple apresentou há poucos dias o seu novos sistema operativo para dispositivos móveis, o Samsung Galaxy S8 portanto não será propriamente uma revolução.

Contudo, da Apple já sabemos que teremos sempre algumas surpresas e que devemos esperar o inesperado. Acredito ainda que este iPhone 8 nos traga algumas capacidades de realidade aumenta, uma característica que já tem vindo a ser apontada desde o ano passado.

Qual será o teu próximo iPhone? Estás à espera de conhecer o iPhone 8 ou planeias atualizar para um iPhone 7s ou iPhone 7s Plus?

Outros assuntos relevantes:

Podcast 153: Apple WWDC 17, um recap como deve ser! C/Kioske da Maçã

HomePod – Apple apresenta o seu altifalante inteligente com a Siri

Quais os iPhone, iPad e iPod que receberão o iOS 11?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.