iPhone 6

 

Apesar de uma maior quantidade de megapixels não corresponder necessariamente a melhor qualidade de fotografias, a Apple tem estado sobre pressão popular para equipar os seus próximos Apple iPhone 6S e Apple iPhone 6S Plus com mais de 8MP, vá, já não estamos em 2011!

   

As câmaras do iPhone 6 e iPhone 6 Plus, ambas com 8MP até podem seduzir o comum dos mortais ou o auto-proclamado blogger e expert na matéria mas a verdade é que já não são as melhores nem sequer estão no mesmo patamar dos topos de gama Android com 16 MP ou mesmo 20 MP. Já nem falo das câmaras dos Lumia, isso seria “bater no ceguinho”.

Devo frisar que a contagem de MP é apenas uma parcela da equação e que estes não correspondem directamente a imagens de qualidade, sobretudo quando se trata de fotos com pouca luz, temos que considerar outros factores como a qualidade das lentes, a abertura das mesmas, o processamento de imagem (software) entre outros factores.

No entanto, parece que a Apple irá finalmente apresentar ao mundo um Apple iPhone 6S e Apple iPhone 6S Plus com uma câmara de 12 MP como já anteriormente referimos, um rumor que agora é corroborado por Kevin Wong, o CEO da IHS China. O senhor Wong veio confirmar que o Apple iPhone 6S e Apple iPhone 6S Plus vão mesmo utilizar uma câmara de 12 MP. No entanto, os módulos de 12 MP virão equipados com pixels mais pequenos do que os que o iPhone 6 e iPhone 6 Plus utilizam, com um tamanho de 1.5 microns por pixels nas suas células de 8 MP.

Ora, e qual é o problema ou a desvantagem de utilizar pixels de menor dimensão se a câmara vai passar a ter 12 MP?

Bom, quanto maior for o tamanho de cada pixel, mais luz poderá absorver ou registar em cada foto (por isso é que as células UltraPixel da HTC são boas em foto nocturnas). Isto não significa, contudo, que as fotos nocturnas do Apple iPhone 6S serão piores do que as do iPhone 6 actual, até porque entram em jogo vários factores como a abertura da lente (neste momento é o LG G4 que tem a vantagem com uma abertura de f/1.8), entre outros.

Outro ponto a ter em conta são as limitações físicas do Apple iPhone 6S, este deverá ser fisicamente igual ao iPhone actual portanto a Apple terá que ser bastante criativa para conseguir por um sensor maior no mesmo espaço que o actual sensor de 8 MP ocupa, a menos que aumentem a saliência (corcunda) da câmara.

Ainda faltam uns bons meses até ao lançamento do Apple iPhone 6S e Apple iPhone 6S Plus portanto até lá ainda muito pode mudar,  mesmo assim, achas que a Apple deve abandonar os 8 MP que introduziu um 2011 ou manter a sua fórmula de sucesso?

Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).