Ainda há pouco equipamentos no mercado com suporte para áudio de alta resolução, ou com qualidade superior a CD. Destes poucos dispositivos citam-se o LG G2 que reproduz ficheiros a 24-bit/192kHz, o Galaxy Note 3 e também a Sony com o Xperia Z1 e todos os flagships daí em diante.

Aliás, a nova família Xperia Z3 até tem um sistema de melhoramento de áudio, em que pega nas faixas de qualidade medíocre eevolution-of-iphone equipara-as às faixas de alta resolução. Isto tudo através do software  Sony DSEE (Digital Sound Enhancing Engine), sem esquecer os headphones incluidos com os recentes flagships da marca, com cancelamento activo do ruído ambiente.

   

Ao contrário dos rumores relativos ao Apple iPhone 6 e iPhone 6 Plus e ao iTunes, que supostamente estaria em negociações com grandes produtores musicais, para incluir áudio de alta resolução nestes novos iPhone 6 e iPhone 6 Plus. Infelizmente esta característica não está incluída nesta nova geração. Isto pode não importar ao comum dos mortais, mas para toda a comunidade de audiófilos, é um factor a ter em conta.

Isto não são afirmações infundadas, foi empiricamente provado por um especialista em testes de áudio que utiliza tons de amostra no formato .wav e posteriormente avalia a qualidade de reprodução do som, pelo jack de headphone. O som reproduzido é gravado em áudio de alta resolução a 96kHz, com uma taxa de amostragem de  24 bits.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Os ficheiros gravados em seguida são analizados com o software Adobe Audition e comparados com o ficheiro original. Através de uma simples comparação gráfica, é possível concluir que o Apple iPhone 6 e iPhone 6 não suportam áudio a 24-bits. Mais ainda, esta restrição é propositada, já que o processador de áudio dos novos iPhone 6, o Cirrus Logic 338S1201, suportava este áudio de alta qualidade.

Portanto caros amigos, se os vossos ouvidos são exigentes, por muito caros que sejam os headphones ou earphones da Beats que comprem, a qualidade estará sempre limitada à comum amostragem de CD. Se quiserem usufruir de um verdadeiro som sem perdas, digamos, formato .FLAC, então considerem algumas das alternativas no mercado. Para mais informações sobre o teste de áudio clique na fonte, abaixo.

Deixa o teu comentário em baixo, um Like na página do Facebook  e Subscreva o canal no Youtube .

Aplicação para Android 4Gnews.pt
Windows Phone  4Gnews.pt 8 e 8.1
fonte, via

 

Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).