Home Apple

Apple substituirá a bateria em todos os iPhone 6 mas há um custo…

A medida abrangerá várias gerações de dispositivos, sendo eles o iPhone 6, iPhone 6 Plus, iPhone 6s, iPhone 6s Plus. Até mesmo o iPhone 7 e o iPhone 7 Plus. Eis as novidades:

Apple iPhone 6 bateria custo
Se tens um iPhone 6 (e não só), então este artigo é para ti!

A Apple tem agora um novo programa de troca / substituição da bateria por cerca de 29 dólares em todo o mundo. Apesar de os preços para o mercado nacional ainda não serem conhecidos espera-se que não se afastem muito deste custo (cerca de 29€). Agora, segundo o site francês iGenerationa Apple vai substituir as baterias de todos os iPhone 6, mesmo que elas passem no teste de diagnóstico. Informações entretanto confirmadas pela publicação MacRumors e pela Engadget.

Isto significa que não terás de esperar pelas lentidões no teu iPhone para teres que pagar pela troca da bateria. Segundo estas fontes, Apple trocará as baterias de todos estes dispositivos mesmo que durante o teste diagnóstico elas superem a fasquia dos 80% de capacidade de retenção de carga original, (valor a partir do qual a Apple recomenda a sua substituição).

Vê ainda: Samsung pode mudar o mundo com estas 3 inovações já em 2018

Na prática, basta que a bateria do teu Apple iPhone 6 já não dure tanto como costumava. Só precisas de te dirigir a uma loja oficial ou ponto de assistência oficial. Esta medida surge após a primeira vaga de utilizadores ter visto recusado o seu pedido de substituição de baterias por estas não apresentarem sinais de envelhecimento químico.

Apple vai trocar a bateria do teu iPhone 6 mas há um custo…

Esta nova política da Apple é um claro sinal do seu reconhecimento de mea culpa. Segundo o site francês iGeneration a Apple terá publicado uma nota interna onde informava os seus colaboradores da Apple Store no Genius Bar.

A todos estes, bem como aos revendedores da marca, afirma que todos os seus clientes são elegíveis para a substituição da bateria nos dispositivos eleitos. Independentemente do teste diagnóstico, mesmo que este diga que a tua bateria ainda está saudável, terás direito a uma nova.

Apple iPhone 6 bateria custo
Tecnológica norte-americana tenta apaziguar os ânimos @iFixit

Esta medida é o mais recente capitulo de uma sucessão de eventos que começou com o pedido de desculpas oficial da Apple. A tecnológica de Cupertino reconheceu não ter procedido da melhor forma. Sem nunca ter empregue a palavra “sorry”, as suas ações falam por si. Recuperar a confiança dos consumidores é a palavra de ordem!

Admitindo a redução propositada de desempenho no iPhone 6 devido ao natural envelhecimento das baterias. Explicação que acabou por ser seguida do anúncio de uma baixa nos preços para quem quisesse trocar a bateria dos seus iPhone 6. Os descontos aplicam-se também aos modelos posteriores (mais recentes). O objectivo? Recuperar a confiança do seus utilizadores.

Mesmo que passe no teste diagnóstico a bateria do iPhone 6 será substituída

Cumpre salientar que não se trata de uma bateria danificada, não no sentido físico. Trata-se de uma degradação química, uma diminuição na capacidade de reter a carga.

Incapacidade esta que poderia causar alguns encerramentos abruptos no iPhone 6 e mesmo em modelos mais recentes. Estes encerramentos abruptos poderiam causar danos aos componentes eletrónicos do iPhone.

Para que tal não acontecesse, a Apple implementou um algoritmo que anulava estes picos de exigência energética pelo processador. Na prática, o iPhone fica mais lento em algumas tarefas. Podes consultar aqui, a lista completa dos efeitos deste algoritmo.

Entretanto a tecnológica norte-americana reduziu o custo em cerca de 50 dólares. Note-se que o preço normal da operação eram 79 dólares, agora, custará uns meros 29 dólares. Uma acção que sem dúvida “ajudará” muitos consumidores. Não que isto tenha apaziguado totalmente os consumidores. Muitos deles exigem uma substituição gratuita das baterias, sem qualquer custo.

Apple iPhone 6 bateria custo
Medida também será aplicável a modelos mais recentes @iFixit

A marca foi mais além e entretanto também criou um novo programa para garantir a substituição das baterias entre dezembro de 2017 e dezembro de 2018. Período durante o qual esta operação terá o desconto referido. Mais uma vez, os clientes criticam a Apple por sequer cobrar algum valor pela operação. O custo deveria ser “0”.

Custo de 29$ está a irritar os utilizadores do iPhone da Apple

Anteriormente a Apple aplicava regras mais rígidas para proceder à substituição da bateria. Caso o teste diagnóstico indicasse que a bateria era incapaz de conter 80% ou mais da sua carga original, a troca da bateria poderia ser recusada.

Operação esta que tinha lugar no bem conhecido Genius Bar, numa loja oficial da Apple. O padrão era este, se a “saúde” da bateria fosse avaliada em 80% ou mais, poderia ser recusada a sua substituição.

Agora, basta que o utilizador assim o deseje. O teu smartphone não precisa de ser submetido ao teste diagnóstico. A medida abrangerá várias gerações de dispositivos, sendo eles o iPhone 6, iPhone 6 Plus, iPhone 6s, iPhone 6s Plus. Até mesmo o iPhone 7 e o iPhone 7 Plus. Todos eles são automaticamente elegíveis para o programa de substituição da bateria. O custo, mantém-se nos 29 dólares.

Será isto mais uma “esmola” para tentar apaziguar os seus consumidores? Verdade seja dita, não seria nada mau trocar a bateria do iPhone 7 ou 7 Plus. Só mesmo para precaver uma futura diminuição da performance. Mesmo assim, os utilizadores alegam que tendo em conta o preço de venda o dispositivo, o custo é totalmente descabido.

E tu, consideras justo este custo de 29 dólares para a substituição de bateria em todos estes modelos de iPhone?

Viamacrumors
Fonte iGeneration
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).