Apple iPhone 14 será produzido fora da China mais cedo do que esperado

Rui Bacelar
Comentar

A gama de smartphones iOS Apple iPhone 14 deve ser apresentada oficialmente a 7 de setembro. É um dos lançamentos mais esperados do ano, com a gigante de Cupertino a preparar, ao que tudo indica, quatro novos modelos de smartphones iOS. A principal alteração ao portefólio atual será a substituição do iPhone 13 mini pelo iPhone 14 Max.

Teremos assim dois tamanhos de iPhone, com 6,1 polegadas para o iPhone 14 e iPhone 14 Pro, ao passo que o iPhone 14 Max e iPhone 14 Pro Max terão ecrã de 6,7 polegadas. E, se habitualmente a produção destes produtos era feita integralmente na China, este ano, mais cedo do que o previsto, grande parte da produção será deslocada para a Índia.

Smartphones Apple iPhone 14 serão produzido na Índia ainda em 2022

BREAKING: Apple plans to make the iPhone 14 in India about two months after Chinese-made ones are released, sources say, as it seeks alternatives to China https://t.co/docJ98NBBI pic.twitter.com/hfkobMsUfW

— Bloomberg (@business) 23 de agosto de 2022

Segundo avança a agência Bloomberg, pouco depois do lançamento global dos Apple iPhone 14 a produção será deslocada da China para a Índia. Ainda que não deva ser totalmente transferida, com parte da produção a continuar na China, uma boa parcela deverá efetivamente ser alocada para a nação indiana.

De acordo com a fonte supracitada, no espaço de dois meses após a estreia global dos telemóveis Apple de última geração no mercado, grande parte da produção será deslocada. Porém, ao contrário do que alguns analistas de mercado avançavam, a Apple não cortará laços com a China, nem cessará toda a produção local.

Será, não obstante, uma mudança estratégica digna de nota. O efeito imediato será a menor dependência da China e das suas cadeias de produção. Algo que se pode revelar crucial para a empresa de Tim Cook face a um possível escalar de tensões entre a China e Taiwan.

Produção na Índia é acelerada para acompanhar os padrões Apple

Apple Event 2022.Apple iPhone 14 series7 September, 2022 ➡️ Apple Event9 September, 2022 ➡️ Pre-orders16 September, 2022 ➡️ Deliveries of product Source:https://t.co/aNqWJN9cSfImage Credit:.@Shaileshhari03#Apple #AppleEvent #iPhone14 pic.twitter.com/gCg4QZAUD8

— Abhishek Yadav (@yabhishekhd) 18 de agosto de 2022

A empresa responsável pela produção dos Apple iPhone é a Foxconn que, de momento, usa a sua infraestrutura para reforçar a produção principal, na China. Porém, o objetivo passará por nivelar os níveis de produção em ambas as nações num esforço de redução da dependência da nação chinesa.

Este objetivo não é desprovido de desafios, o maior sendo os altos níveis de exigência na qualidade de construção e os níveis de secretismo impostos pela Apple. Padrões que implicam um maior treino da mão de obra e condições de fornecimento e de produção mais atentas aos pormenores.

Objetivo passa por reduzir a dependência da China

Posting iPhone 14, 14 Max, 14 Pro and 14 Pro Max volumes to my Super Followers now. Which model has the highest volumes by month and through September?

— Ross Young (@DSCCRoss) 22 de agosto de 2022

A par da Foxconn, também a Pegatron e Wistron estão encarregues da produção de vários produtos Apple na Índia. Porém, a Foxconn continua a ser a maior produtora e, apesar de em 2022 não se revelar possível assegurar o mesmo volume de produção nas duas nações, as mudanças estão em curso.

O primeiro lote de novos smartphones Apple iPhone 14 será produzido sobretudo na China. Contudo, a partir de outubro ou novembro deste mesmo ano, a Índia será a segunda grande fornecedora de novos smartphones iOS a chegar ao mercado global.

Para 2022 espera-se que a nova geração do produto seja até 100 euros mais caro que a gama atual. Não obstante, a Apple conta com um aumento da procura pelos seus dispositivos à medida que o iPhone se cristaliza como smartphone topo de gama.

Por fim, a própria Apple reconheceu o crescente interesse dos consumidores nos seus produtos, apesar de a gigante de Cupertino se apresentar como fabricante ultra-premium na Índia. Desse modo, uma maior produção local também ajudará a cimentar a crescente popularidade dos seus produtos no segundo maior mercado mundial de smartphones.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. Ocupa-se com as novidades de tecnologia na 4gnews. Email: ruifbacelar@gmail.com