Apple iPhone 14 será produzido fora da China mais cedo do que esperado

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A gama de smartphones iOS Apple iPhone 14 deve ser apresentada oficialmente a 7 de setembro. É um dos lançamentos mais esperados do ano, com a gigante de Cupertino a preparar, ao que tudo indica, quatro novos modelos de smartphones iOS. A principal alteração ao portefólio atual será a substituição do iPhone 13 mini pelo iPhone 14 Max.

Teremos assim dois tamanhos de iPhone, com 6,1 polegadas para o iPhone 14 e iPhone 14 Pro, ao passo que o iPhone 14 Max e iPhone 14 Pro Max terão ecrã de 6,7 polegadas. E, se habitualmente a produção destes produtos era feita integralmente na China, este ano, mais cedo do que o previsto, grande parte da produção será deslocada para a Índia.

Smartphones Apple iPhone 14 serão produzido na Índia ainda em 2022

Segundo avança a agência Bloomberg, pouco depois do lançamento global dos Apple iPhone 14 a produção será deslocada da China para a Índia. Ainda que não deva ser totalmente transferida, com parte da produção a continuar na China, uma boa parcela deverá efetivamente ser alocada para a nação indiana.

De acordo com a fonte supracitada, no espaço de dois meses após a estreia global dos telemóveis Apple de última geração no mercado, grande parte da produção será deslocada. Porém, ao contrário do que alguns analistas de mercado avançavam, a Apple não cortará laços com a China, nem cessará toda a produção local.

Será, não obstante, uma mudança estratégica digna de nota. O efeito imediato será a menor dependência da China e das suas cadeias de produção. Algo que se pode revelar crucial para a empresa de Tim Cook face a um possível escalar de tensões entre a China e Taiwan.

Produção na Índia é acelerada para acompanhar os padrões Apple

A empresa responsável pela produção dos Apple iPhone é a Foxconn que, de momento, usa a sua infraestrutura para reforçar a produção principal, na China. Porém, o objetivo passará por nivelar os níveis de produção em ambas as nações num esforço de redução da dependência da nação chinesa.

Este objetivo não é desprovido de desafios, o maior sendo os altos níveis de exigência na qualidade de construção e os níveis de secretismo impostos pela Apple. Padrões que implicam um maior treino da mão de obra e condições de fornecimento e de produção mais atentas aos pormenores.

Objetivo passa por reduzir a dependência da China

A par da Foxconn, também a Pegatron e Wistron estão encarregues da produção de vários produtos Apple na Índia. Porém, a Foxconn continua a ser a maior produtora e, apesar de em 2022 não se revelar possível assegurar o mesmo volume de produção nas duas nações, as mudanças estão em curso.

O primeiro lote de novos smartphones Apple iPhone 14 será produzido sobretudo na China. Contudo, a partir de outubro ou novembro deste mesmo ano, a Índia será a segunda grande fornecedora de novos smartphones iOS a chegar ao mercado global.

Para 2022 espera-se que a nova geração do produto seja até 100 euros mais caro que a gama atual. Não obstante, a Apple conta com um aumento da procura pelos seus dispositivos à medida que o iPhone se cristaliza como smartphone topo de gama.

Por fim, a própria Apple reconheceu o crescente interesse dos consumidores nos seus produtos, apesar de a gigante de Cupertino se apresentar como fabricante ultra-premium na Índia. Desse modo, uma maior produção local também ajudará a cimentar a crescente popularidade dos seus produtos no segundo maior mercado mundial de smartphones.

Editores 4gnews recomendam:

  • NOS, MEO e Vodafone: 5 dicas ANACOM para a contratação de serviços por chamada telefónica
  • Netflix não colocará publicidade nestes filmes e séries no seu plano barato
  • OPPO ColorOS 13 review: aperfeiçoando o Android 13 da Google
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.