A Microsoft e a Apple têm ideologias algo diferentes para o seu software e hardware. Pelo menos, em parte. A guerra Surface Pro/iPad é um exemplo disso mesmo, sendo que muitos consideram-nos tablets, a ambos, e outros não.
De facto, dadas as palavras de Satya Nadella, atual CEO da Microsoft, numa conferência na Índia quando se dirigia a jornalistas aí presentes, o mesmo disse a um deles que deveria "ter um computador a sério", em vez do seu iPad.
Vê ainda: LG V30 – Chegada do novo smartphone à Europa volta a ser adiada
Ora, a Apple parece não ter ficado muito contente com essas palavras e rapidamente lançou uma publicidade bem estruturada daquele que é um dia comum de uma jovem norte-americana, que usa o seu Apple iPad para tudo.
Não um Surface Pro, mas um iPad. E, de facto, desde FaceTime ao uso da câmara fotográfica, bem como da leitura dos seus comics favoritos, o mais interessante é mesmo o que acontece na chegada a casa.
No pátio, a vizinha pergunta-lhe, o que está a fazer no seu computador. Daí surge uma nova questão, "o que é um computador". Bem, que história de sessenta segundos que pode ter tantas conclusões quanto a memória permitir.
Por um lado, parece que só uma criança poderá fazer uso do tablet como este, um iPad. Por outro, talvez isso se deva ao facto de a Apple ter outra publicidade pronta a lançar e que completa esta primeira.
O que é um computador? Microsoft Surface ou Apple iPad?!
De igual modo, aquilo que se vê no dia-a-dia da jovem presente no vídeo é que ela consegue satisfazer todas as suas necessidades, tal como faria num Surface. Afinal, o seu equipamento é tátil, pode ser usado com um stylus, etc.
Por fim, e de uma forma ainda mais séria, a empresa de Cupertino questiona o CEO da Microsoft sobre o conceito de computador. Isso existe ainda? Porque, se existe, seguindo esta corrente de pensamento, deixará de existir.
Todavia, seja qual for o caminho de reflexão que se escolha para olhar e analisar este anúncio, sem dúvida que será bastante subjetivo e alvo de críticas.
Vê o vídeo no final.
Assuntos relevantes na 4gnews: