Apple iPad há 5 anos no lar de milhões de pessoas

Carlos Torres
Carlos Torres
Tempo de leitura: 1 min.

3 Abril de 2010, o dia em que primeiro modelo do iPad foi colocado à venda nos Estados Unidos, a primeira versão do tablet de 9,7 polegadas, IPS na resolução 1024 x 768 pixeis com 132 ppi, com um processador Apple A4 de 1 GHz, com espaço de 16 GB, 32 GB ou 64 GB equipado apenas com conectividade Wi-Fi. Ainda sem o apoio do 3G, sem portas USB, com o acesso de ficheiros apenas através do iTunes, mas que marcou um passo muito importante para a Apple e para a indústria da tecnologia, pela empresa de Cupertino.

Embora tivesse surgido ao público a 27 de janeiro de 2010, o primeiro iPad foi colocado à venda, como mencionado, apenas cinco anos atrás, a 3 de Abril de 2010. Mas o que poucos sabem, este não foi o primeiro tablet. Nove anos antes, em 2001, a Nokia já havia desenvolvido o primeiro protótipo de tablet, embora nunca tenha sido comercializado.

Tal como aconteceu com o iPhone, os tablets tornaram-se um produto de massas, somente quando o iPad foi colocado à venda. Apple tem renovado anualmente, apresentando modelos com maior resolução e poder. Os modelos iPad, iPad 2, 3 e 4, iPad Air, Air e iPad 2 destacam-se pelo seu ecrã de 9,7 polegadas. Existe também a gama iPad Mini e iPadMini Retina, com ecrãs de 7,9 polegadas. Cinco usos essenciais destacam-se do iPad, como navegar na internet, ler ebooks e revistas, para jogos, assistir a filmes e séries de TV e como área de trabalho.

A 27 de janeiro do mesmo ano, como sempre Steve Jobs apresentou o novo iPad, durante a que foi um dos mais importantes Keynote da sua carreira, e infelizmente, um dos últimos antes da sua morte em 2011. Recordemos o evento com o fundador da Apple: