Hoje é um dia muito importante para a Apple, pois o iPad celebra o seu 10º aniversário. Este foi o último "grande" produto a ser apresentado pelo lendário Steve Jobs, que afirmou ser um dispositivo "mágico e revolucionário". Ainda que tenha sido recebido por muitos como um "inútil iPhone gigante", incapaz de realizar chamadas, a verdade é que deu início a um novo segmento de mercado.
O seu grande sucesso desde o primeiro dia, levou a que as fabricantes de smartphones Android entrassem também neste segmento, trazendo para o mercado muitos produtos que deram aos utilizadores ferramentas de produtividade e entretenimento fantásticas. Relembro que no primeiro dia de vendas, a Apple vendeu mais de 300 mil iPads.
Evolução do iPad durante a última década
- Março de 2010: o primeiro iPad chega ao mercado com ecrã de 9,7" polegadas e um peso de apenas 680g.
- Março de 2011: é lançado o iPad 2, 33% mais fino, câmara frontal, traseira e é introduzida a cor branca.
- Outubro de 2012: quarta geração do iPad chega com o novo procesador Apple A6X e entrada lightning. Apresentação do iPad Mini.
- Outubro de 2013: lançamento do iPad Air, 20% mais fino e 28% mais leve, com margens mais esguias e o processador 64-bit Apple A7.
- Outubro de 2014: chegada do iPad Air 2 com implementação do Touch ID e um impressionante painel Retina Display.
- Setembro de 2015: apresentado o primeiro iPad Pro com um ecrã Retina Display de 12,9" polegadas, Apple Pencil, quatro colunas e suporte para o popular Smart Keyboard.
- Março de 2017: lançada a quinta geração do iPad com preço reduzido e ecrã Retina Display
- Junho de 2017: chegada da segunda geração do iPad Pro com taxa de atualização de 120Hz, processador Apple A10X Fusion e margens mais reduzidas.
- Março de 2018: lançada a sexta geração do iPad com suporte para o Apple Pencil e processador Apple A10
- Outubro de 2018: a terceira geração do iPad Pro chega com uma impressionante renovação de design, suporte para Face ID, entrada USB-C, segunda geração do Apple Pencil e armazenamento de até 1TB.
- Setembro de 2019: apresentada a 7ª geração do iPad, com um ecrã Retina Display de 10,2" polegadas e suporte para o Smart Keyboard com dimensões tradicionais.
Apple iPad conseguiu manter o segmento dos tablets vivo durante os últimos anos
Com a grande evolução dos smartphones e aumento considerável da dimensão dos seus ecrãs, os tablets começaram a cair cada vez mais para segundo plano ao longo dos últimos anos. Especialmente no que respeita aos tablets Android, é um mercado que ficou praticamente estagnado.
Numa altura em que muitos acreditavam ser um segmento destinado a desaparecer, os vários modelos do Apple iPad conseguiram provar o contrário. Através da constante inovação nas suas funcionalidades e implementação de hardware de última geração, conseguiram sempre manter os seus utilizadores impressionados, destacando a sua grande utilidade.
Tudo indica que a Apple irá apresentar os novos modelos do iPad Pro já em março, esperando-se que seja implementada uma tripla câmara traseira com avançadas funcionalidades de realidade aumentada.
Editores 4gnews recomendam:
- Arquivo não oficial da Apple está em risco de desaparecer
- Facebook culpa Apple pelo hack no iPhone de Jeff Bezos. Entende a situação
- Apple terá de pagar 85 milhões em processo de violação de patentes