Apple iOS com ícones "Live Tiles" do Windows OS? Quem sabe em breve!

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

Quando a Apple lançou o primeiro iPhone em 2007, muitas eram as dúvidas sobre o seu Sistema Operativo. Na altura o iPhone OS 1 era totalmente diferente dos concorrentes, deixando algumas dúvidas face à aposta da Apple. A empresa americana deu um passo arriscado, passo este, que acabou por se tornar bem sucedido.

Depois disso, outras empresas fizeram o mesmo. A Google comprou o Android e abriu o mundo mobile com um Sistema Operativo gratuito e a Microsoft, deixou os seus PDA's com o antigo Windows Mobile, para investir seriamente num bem desenhado OS.

Vê ainda: Microsoft não vendeu 1 milhão de Lumias no último trimestre de 2016

O Windows Mobile, que acabou por se transformar em Windows 10, sinceramente conquista-me. A forma como os Live Tiles são apresentados é garantidamente uma evolução. Quem utiliza um Windows Phone e decide mudar para um outro SO, sente que a sua vida parou, visto que os ícones de iOS ou mesmo Android estão longe de ser tão animados.

É verdade que no SO Android, podes sempre instalar uma quantidade de Widgets ou mesmo um launcher baseado em Windows 10 e tudo se resolve, mas quando falamos de iOS a história muda de figura.

O Sistema Operativo da Apple é fantástico a nível de fluidez e poupança de recursos. Um iPhone não precisa de ter tantas especificações quanto um outro terminal de OS concorrente para nos dar uma boa experiência. Mas isto acontece muito pela falta de possibilidades que os desenvolvedores tem.

Opinião: O filme que mais me cativou este ano! “From heart to heart”

A Apple continua a ser muito restrita face à personalização do Sistema Operativo, algo que muitos concordam e outros criticam fortemente.

Por falar em criticar fortemente... A Microsoft, que tem sido fortemente atacada devido à "desistência" de fabrico dos seus equipamentos, parece que verá uma das suas melhores características ser "copiada" pela Apple.

De acordo com um novo código para desenvolvedores da Apple, os developers terão a possibilidade de alternar os ícones das suas aplicações.

É verdade que ainda não se sabe até que ponto é que esta alteração poderá ser idêntica à do Windows 10 Mobile, porém, é uma feature que os desenvolvedores já terão a possibilidade de implementar nas suas apps iOS.

Assim sendo, imagina uma aplicação de meteorologia, o ícone terá a possibilidade de te dizer qual a o tempo ou temperatura, sem que para isso necessites abrir a aplicação.

Poderá a Apple copiar os Live Tiles do Windows 10?

Ainda é muito cedo para afirmar se estas mudanças foram ou não inspiradas no sistema Operativo da Microsoft. A atualização iOS 10.3, com esta característica, chegará em breve a aí sim, sabermos se existe ou não essa "inspiração".

Já dizia Lavoisier, "Nada se cria, tudo se transforma". Esta frase não deve ser só aplicada à química, mas também a tudo o que nos rodeia. A criação é um processo de junção de ideias de forma a por fim a uma necessidade e quem tem um iPhone, pode ter muitos aspectos por onde se gabar, mas também tem necessidades que outros utilizadores de outros OS não se deparam.

Outros assuntos relevantes:

Apple vendeu mais “iPhone 7 Plus” que qualquer outro “Plus”

Google Pixel 2B: Uma nova versão para Portugal e Brasil?

Nokia revela a sua assistente virtual para operadores de telecomunicações

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.