Apple iOS tem um "backdoor" que permite desbloquear qualquer iPhone

Não é a primeira vez que ouvimos falar de “backdoors” (falhas de segurança) no iOS da Apple. O sistema operativo do iPhone e iPad referem ser os mais seguros do mercado, porém, existe uma empresa que consegue entrar em qualquer iPhone e a Apple ainda não fez nada para o mudar.

Há uns tempos vimos uma discussão acesa entre o FBI e a empresa de Cupertino. Depois do ataque em San Bernardino no ano de 2015, o governo americano pressionou a Apple para os ajudar a desbloquear o iPhone bloqueado do atacante.

Vê ainda: Sony Xperia XZ2 chega a Portugal por 799€ com algumas ofertas

Tim Cook recusou desbloquear ou oferecer uma “backdoor” aos oficiais da lei. Tudo isso devido ao receio que este se tornasse um mau hábito governamental. A verdade é que o FBI arranjou uma forma de entrar no iPhone bloqueado e até hoje é possível usar a mesma técnica para o fazer.

Nenhum Apple iPhone ou iPad com qualquer versão iOS está seguro

As boas notícias é que não é qualquer pessoa que consegue fazer este pequeno truque. A empresa Malwarebytes especializou um equipamento que permite desbloquear qualquer iPhone, mesmo o “X”, sem que a Apple tenha alguma solução para os parar.

A backdoor, foi descoberta pela equipa Malwarebytes e tem sido aproveitada para vender o produto e serviço aos serviços de segurança pública. Para conseguir desbloquear o iPhone com código é preciso uma máquina que custa no mínimo 15 mil dólares. Existe ainda uma outra máquina com o dobro do valor que não necessita conexão à internet para o fazer.

Depois do iPhone conectado a máquina vai explorando iOS até encontrar a vulnerabilidade e fornecer no ecrã a password do utilizador.

Pessoalmente não considero que este problema venha de facto a ser um impacto negativo nos utilizadores “normais” do iPhone. Todavia, a falta de vontade por parte da Apple em arranjar o problema do iOS deixa-nos a questionar… Até que ponto é que a empresa americana realmente quer saber sobre a segurança dos utilizadores?

Assuntos relevantes na 4gnews:

OnePlus 5T: Habilita-te a ganhar um dos melhores Android do mercado!

Samsung Galaxy S9 optou por utilizar lentes da chinesa Sunny Optical

Samsung Galaxy S9. Como instalar os AR Emoji do Mickey no teu novo Android

Fonte | Via

Fundador do projeto 4gnews, sempre olhei para a tecnologia como um pedaço de nós. Desde cedo ligado ao mundo tecnológico, este é literalmente o meu trabalho de sonho. Amante de vinho e apaixonado pelo meu Vit. Guimarães, acredito ainda que todas as nossas acções são o gatilho para o nosso futuro.