Apple iOS 12: Todos os iPhone e iPad que receberão o novo sistema

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 4 min.

O Apple iOS 12 chegou de forma oficial. Apresentado na WWDC (Worldwide Developers Conference), o novo sistema operativo promete mais performance e novidades relevantes.

Uma das novidades que mais gostei foi provavelmente a mais simples. O FaceTime tem agora a possibilidade de criar chamadas de grupo até 32 pessoas. Claro que também adorei o facto da empresa de Cupertino ter modificado as notificações. Com o Apple iOS 12 as notificações são finalmente agrupadas.

Vê ainda: OS 12

As novidades são muitas e podem ser lidas mais abaixo num pequeno resumo por pontos. Mas será que o teu iPhone ou iPad receberá o novo sistema operativo?

Se tens um iPhone ou iPad com o sistema operativo iOS 11 temos boas notícias para ti. Todos os equipamentos com o sistema operativo lançado no ano passado receberá a nova atualização.

Se tens um terminal com iOS 11 podes respirar de alívio

Isto reflete ainda mais o quão o Apple iOS 12 foi uma melhoria do sistema do ano passado. As mudanças visuais não foram muitas nem muitas características foram adicionadas.

A Apple humilhou em público o sistema Android e a sua fragmentação. Sinceramente fico feliz que o tenha feito. A empresa de Cupertino mostrou que o seu iOS 11 está em mais de 80% dos seus equipamentos enquanto que o Android Oreo em apenas 6%.

Fico feliz que o tenha feito porque volta a dar a picada na Google. A empresa de Mountain View precisa de resolver o problema da fragmentação do seu sistema e está mais do que na hora da Google exigir isso dos fabricantes Android.

Todos os iPhone e iPad que receberão o iOS 12

  • iPhones
  • iPhone X
  • iPhone 8 Plus
  • iPhone 8
  • iPhone 7 Plus
  • iPhone 7
  • iPhone 6S
  • iPhone 6S Plus
  • iPhone 6
  • iPhone 6 Plus
  • iPhone SE
  • iPhone 5S

iPads

  • iPad Pro 12.9" polegadas
  • iPad Pro 10.5" polegadas
  • iPad Pro 9.7" polegadas
  • iPad 5 geração
  • iPad Air 2
  • iPad Air
  • iPad Mini 4
  • iPad Mini 3

Novidades resumidas do novo Apple iOS 12

Performance:

O Apple iOS 12 foca-se na performance. Dá um boost ao processador de forma a responder mais rápido. Os iPhones e iPads mais antigos sentirão maior diferença do que os modelos mais recentes.

Realidade Aumentada:

A Apple trouxe-nos uma nova aplicação com o nome de “régua”. Esta aplicação utiliza a Realidade aumentada para medir locais ou objetos.

Até ao momento era possível baixar aplicações do género na App Store, contudo, esta é a oficial da Apple. A Realidade Aumentada com o ArKit da Apple dá ainda aos desenvolvedores de implementar imagens de AR nas suas aplicações.

Fotos:

A aplicação de fotos é agora um pouco mais inteligente. Ao entrares na aplicação poderás ver fotografias tiradas há algum tempo e que já não recordavas.

Terás ainda a possibilidade de partilhar diretamente com os amigos nas fotografias. Melhor do que isso, os amigos podem também adicionar fotografias daquele evento à tua galeria.

Siri:

Não foi referido que a Siri está mais inteligente, mas foi adicionada uma aplicação que dará uma nova vida à assistente de voz.

A “Siri Shortcut App” dará a possibilidade de implementares tarefas diárias com a Siri. Imagina que todos os dias a caminho do trabalho tens de entrar no comboio e gostas de ir a ouvir a tua lista de “spotify”.

Basta dizeres à Siri “Vou trabalhar” e automaticamente diz-te o tempo para o teu comboio e começa a tocar a tua playlist preferida. Os exemplos são muitos e teremos uma ideia mais concreta quando tivermos o Apple iOS 12 instalado no nosso iPhone..

Não incomodar:

Tal como a Google fez com o Android P, a Apple fez com o iOS 12. A partir de agora conseguirás medir a tua utilização no iPhone. Podes definir tempo para cada aplicação para que não te percas no scrool infinito do Facebook.

O não incomodar à noite deixa de mostrar as notificações que não consideras relevante. Quando chega a manhã, as notificações lá estarão à tua espera. Este nova funcionalidade dará ainda para controlar o iPhone dos mais novos. Algo que discutiremos num artigo especifico.

Animoji:

Temos 4 novos Animoji. O fantasma, Coala, Tigre e T-Rex. Foi adicionado ainda uma característica com o nome “Deteção de língua”. Tal como o nome indica, os Animoji conseguirão detectar a língua dos utilizadores.

MEMoji:

O novo animoji é tua representação. A Apple seguiu o exemplo da Samsung e trouxe-nos um animoji com a nossa figura. O Animoji é totalmente personalizável.

Notificações:

Finalmente as notificações no iOS 12 da Apple são agrupadas! Já há muito se pedia que tal acontecesse e finalmente aconteceu!

FaceTime:

O FaceTime no iOS12 suportará chamadas em grupo até 32 pessoas. O User Interface é elegante e finalmente a Apple trouxe-nos tais funcionalidades. Já não era sem tempo.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Imagem revela como será o próximo BlackBerry Key2

Xiaomi inaugura o seu novo escritório em Espanha

ASUS ROG Phone é oficial! Smartphone perfeito para os jogadores?

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.