Apple iOS 12: Algumas das novidades do novo sistema (vídeo)

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 3 min.

O Apple iOS 12 chegou em formato Beta a todos os equipamentos compatíveis. O novo sistema promete uma melhor performance e algumas novas características.

Tim Cook e companhia apresentou o Apple iOS 12 na WWDC 18 (Worldwide Developers Conference). A conferência teve a sua grande apresentação no dia 4, contudo, ainda lá estão os desenvolvedores a saber ao pormenor todas as novidades apresentadas pela Apple.

Vê ainda: Sony Xperia XZ3 já está a ser preparado para substituir o Xperia XZ2

Não foi apenas o Apple iOS 12 apresentado. A empresa de Cupertino revelou-nos o WatchOS 5, novo TV OS e o MacOS Mojave.

Hoje olharemos de forma atenta para o Apple iOS 12. As novidades do MeMoji, novos Animoji, novas notificações e até a nova aplicação para te alertar do abuso na utilização do iPhone.

Apple iOS 12 chega a todos os iPhones em setembro

O Daniel deixou-nos ainda um artigo do 9to5Mac se realmente quiseres ir a fundo nestas novidades. O vídeo apresenta-nos um olhar simples às principais novidades do sistema operativo.

Tens ainda abaixo o resumo das novidades ponto por ponto. Tudo o que mudará no teu iPhone assim que o iOS 12 chegue ao teu equipamento.

O lançamento do iOS 12 deverá chegar aquando os novos iPhones em setembro. Se tens uma conta de desenvolvedor já podes instalar a nova versão e usufruir de todas as novidades.

Performance: O Apple iOS 12 foca-se na performance. Dá um boost ao processador de forma a responder mais rápido. Os iPhones e iPads mais antigos sentirão maior diferença do que os modelos mais recentes.

Realidade Aumentada é um grande investimento no iOS 12

Realidade Aumentada: A Apple trouxe-nos uma nova aplicação com o nome de “régua”. Esta aplicação utiliza a Realidade aumentada para medir locais ou objetos.

Até ao momento era possível baixar aplicações do género na App Store, contudo, esta é a oficial da Apple. A Realidade Aumentada com o ArKit da Apple dá ainda aos desenvolvedores de implementar imagens de AR nas suas aplicações.

Fotos: A aplicação de fotos é agora um pouco mais inteligente. Ao entrares na aplicação poderás ver fotografias tiradas há algum tempo e que já não recordavas.

Terás ainda a possibilidade de partilhar diretamente com os amigos nas fotografias. Melhor do que isso, os amigos podem também adicionar fotografias daquele evento à tua galeria.

Siri: Não foi referido que a Siri está mais inteligente, mas foi adicionada uma aplicação que dará uma nova vida à assistente de voz.

A “Siri Shortcut App” dará a possibilidade de implementares tarefas diárias com a Siri. Imagina que todos os dias a caminho do trabalho tens de entrar no comboio e gostas de ir a ouvir a tua lista de “spotify”.

Basta dizeres à Siri “Vou trabalhar” e automaticamente diz-te o tempo para o teu comboio e começa a tocar a tua playlist preferida. Os exemplos são muitos e teremos uma ideia mais concreta quando tivermos o Apple iOS 12 instalado no nosso iPhone.

Notícias: Infelizmente não é desta que o Apple News chega a Portugal. A aplicação alterações de design mas nada de relevante.

Está na hora de usar menos o smartphone

Não incomodar: Tal como a Google fez com o Android P, a Apple fez com o iOS 12. A partir de agora conseguirás medir a tua utilização no iPhone. Podes definir tempo para cada aplicação para que não te percas no scrool infinito do Facebook.

O não incomodar à noite deixa de mostrar as notificações que não consideras relevante. Quando chega a manhã, as notificações lá estarão à tua espera. Este nova funcionalidade dará ainda para controlar o iPhone dos mais novos. Algo que discutiremos num artigo especifico.

Animoji: Temos 4 novos Animoji. O fantasma, Coala, Tigre e T-Rex. Foi adicionado ainda uma característica com o nome “Deteção de língua”. Tal como o nome indica, os Animoji conseguirão detectar a língua dos utilizadores.

MEMoji: O novo animoji é tua representação. A Apple seguiu o exemplo da Samsung e trouxe-nos um animoji com a nossa figura. O Animoji é totalmente personalizável.

Notificações: Finalmente as notificações no iOS 12 da Apple são agrupadas! Já há muito se pedia que tal acontecesse e finalmente aconteceu!

FaceTime: O FaceTime no iOS12 suportará chamadas em grupo até 32 pessoas. O User Interface é elegante e finalmente a Apple trouxe-nos tais funcionalidades. Já não era sem tempo.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Lenovo Z5 (ZUK Z5) – Porque é que as empresas nos mentem?

Xiaomi não lançará a versão global da MIUI 10 no dia 7 de Junho

Xiaomi Mi A2. Estas são as características do próximo Android One

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.