Apple iOS 11 - Como ligar e desligar [mesmo] o Bluetooth e Wi-Fi

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Há algo de diferente no novo iOS 11 da Apple e se é uma coisa boa ou má...isso pode ser alvo de debate aceso. Certo é que o novo Cento de Controlo parece estar a dividir as opiniões e, sobretudo numa altura em que o vetor de ataque BlueBorne é tido como uma séria ameaça à segurança dos nossos dispositivos, algo tão simples, como desligar a conexão Wi-Fi e sobretudo o Bluetooth torna-se quase mandatório.

Vê ainda: ooth para se propagar!

Desde que foi introduzido pela primeira vez com o iOS 7, o Centro de Controlo sempre dispôs de dois controlos, duas interfaces para podermos ativar ou desativar as conexões Bluetooth e Wi-Fi ao nosso bel-prazer. Bastava carregar uma vez e estava On, outra vez e estava Off.

No iOS 11 estão ali os mesmos botões e até são mais personalizáveis podendo o utilizador ajustar a sua posição, por exemplo. Contudo, funcionam de forma diferente de todas as outras versões anteriores.

Quando é que a Apple vai corrigir o Wi-Fi e Bluetooth no iOS 11?

Ao pressionar as interfaces no centro de controlo do iOS 11 em vez de realmente desactivares a conectividade Bluetooth e Wi-Fi estás apenas a impedir que o teu iPhone se conecte a outras redes ou dispositivos Bluetooth.

As conectividades permanecem ligadas para que não percas a conexão / ligação ao teu Apple Watch, Apple Pencil ou AirPods, por exemplo. Não te ligarás a novas redes mas as conectividades Wi-Fi e Bluetooth continuam ativas.

Por "corrigir o Wi-Fi e Bluetooth" entenda-se tornar as interfaces do Centro de Controlo realmente eficazes em desativar estas conexões. Contudo, duvido que a Apple alguma vez o faça. Aliás, não é um bug ou erro, é sim uma característica do novo iOS 11!

Wi-Fi e Bluetooth permanecem teimosamente ligados no iOS 11

Duvido muito que a Apple volte a atrás nesta decisão a menos que o público exponha as suas frustrações com este meio termo entre ligado e desligado. Mais ainda, a Apple já justificou esta feature do seu novo iOS 11, aqui.

Tal como poderão ler no documento acima mencionado, o intuito desta característica do iOS 11 prende-se com a utilização de acessórios Bluetooth e a conveniência de não cortar as conexões com os dispositivos emparelhados.

Mas calma, isto fica ainda mais...estranho! Se desativarem o Bluetooth e / ou o Wi-Fi através da interface do Centro de Controlo, ambos se vão reativar a partir das 5 da madrugada ou caso reinicies o dispositivo. Ah, é verdade, o Wi-Fi também se re-activa se te deslocares para uma nova área / zona.

Como desligar o Wi-Fi e Bluetooth no iOS 11 no deu dispositivo Apple

Deduzo que a grande maioria dos leitores saiba que deve desligar ambas as conectividades quando não necessita do seu uso por razões óbvias de segurança e economia de energia. Infelizmente já não podemos contar com o Centro de Controlo para este efeito mas continua a existir o menu das Definições.

Para desligar, mesmo, ambas as conectividades terás que ir a Definições e a partir daí ligar, ou neste caso desligar, cada uma delas!

  • Definições - Bluetooth - Off / Desligado
  • Definições - Wi-Fi - Off / Desligado

Para mais informações sobre tudo o que é tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts e os nossos PodCasts semanais.

Seja como for, esta alteração no iOS 11 da Apple não deverá enfurecer os consumidores. Aliás, a maioria nem reparará que o Centro de Controlo não desliga efetivamente estas conexões. Seja como for, fica aqui este artigo para os mais distraídos.

Outros assuntos relevantes:

ay Store recebe nova versão 8.2.55 – Download AQUI

Xiaomi Redmi Note 5 – Já conhecemos as suas características e preço!

d!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.