As maiores novidades do iOS 11 foram apresentadas pela Apple

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 3 min.

Durante a WWDC 2017, a Apple anunciou que irão chegar grandes novidades com o novo iOS 11. Entre elas, melhorias para a Siri, maior integração do iCloud e novas alternativas para fazer transferência de dinheiro.

Este foi um dia bastante aguardado, em que se esperava grandes novidades vindas da gigante de Cupertino e até agora em nada decepcionou os seus fãs.

Vê ainda: watchOS 4 foi apresentado com novas apps e mais potencial

Apple traz uma Siri mais natural e disposta a aprender

Com a chegada do iOS 11 a Siri vai receber uma nova voz, com o objectivo de se apresentar de forma mais natural. A Apple, toda a informação retida pela Siri neste processo de aprendizagem irá ser sincronizada entre todos os teus dispositivos. Mas, será sempre privada e confidencial.

Por último, o código da Siri vai ser mais acessível para developers independentes, abrindo as portas para uma maior integração com aplicações que não pertencem à Apple.

Transferencias de dinheiro vão ser feitas através do iMessage

A Apple Pay vai também receber novidades com o novo iOS 11. Até ao final do ano, irá ser possível realizar pagamentos entre dois utilizadores.

Esta é uma funcionalidade que não se apresenta propriamente como inovadora, sendo que várias empresas (PayPal, Square Cash, etc.) já oferecem este serviço há bastante tempo.

No entanto, existem ainda vários detalhes sobre esta nova funcionalidade que não ficaram bem esclarecidos. Primeiro, os pagamentos entre utilizadores serão apenas possíveis dentro da aplicação iMessage. De acordo com a Apple, o dinheiro irá ser transferido para um alegado "Apple Pay Cash Card", e não foi esclarecido se poderá ser transferido para uma conta bancária.

Novo iOS 11 une o iMessage com o iCloud

Esta é mais uma novidade que o iOS 11 nos irá trazer. Com a próxima actualização do sistema operativo móvel da Apple, as mensagens do iMessage irão ser sincronizadas para o iCloud.

Desta forma, todas as tuas mensagens do iMessage serão sincronizadas e disponibilizadas em todos os teus dispositivos Apple. A sincronização é também aplicada às mensagens eliminadas, que serão também eliminadas de todos os dispositivos.

Esta nova integração com o iCloud vai também permitir a realização de cópias de segurança mais pequenas, sendo que quase a totalidade das tuas mensagens estarão presentes na cloud, e não nos dispositivos.

Vai também ser implementado um pequeno "refrescar" no design da interface do iMessage que traz uma experiência de utilização ainda mais leve.

iPads ganham nova vida com o iOS 11

Os iPads vão beneficiar bastante deste novo iOS 11. A nova dock vai incluir novas funcionalidades, como por exemplo a possibilidade de abrir aplicações ao arrastá-las para fora da dock.

O novo iOS 11 vai trazer nova vida aos produtos da Apple!

Vai ser possível realizar acções de drag-and-drop para pedaços de texto, imagens e muito mais. No teclado, vai ser possível aceder a pontuação e números sem ser necessário trocar de vista no teclado. Muito à semelhança do que acontece nos teclados Android à muitos anos.

Uma nova aplicação - Files - vai-te permitir aceder a todas as tuas aplicações e pastas no iPad. Oferecendo ainda suporte para outras aplicações, tal como o Google Drive, Box, Dropbox, etc.

Apple Maps surge com mais eficácia e utilidade

O novo iOS 11 vai tornar a aplicação Maps mais eficiente e muito mais útil.

Vai ser possível visualizar mapas detalhados de aeroportos e centros comerciais. Onde vais conseguir encontrar rapidamente a loja desejada.

Quando estás a conduzir, a Apple Maps vai passar a apresentar os limites de velocidade e à velocidade a que te encontras (muito à semelhança do Waze).

Temos ainda uma última novidade que por vezes é crucial. A Apple Maps vai passar a indicar de forma clara e explicita em que faixa de rodagem te deves colocar para seguir a trajectória desejada.

Quando vai chegar o iOS 11?

Assumindo que a Apple irá manter o seu habitual calendário de lançamento do novo iPhone, este deverá ser apresentado em Setembro. Tal como aconteceu no passado, espera-se que o iOS 11 chegue juntamente com o novo iPhone 8.

Outros assuntos relevantes:

Apple vai começar a pagar aos utilizadores para melhorarem a aplicação de Mapas

Apple iMac Pro – novo computador da Apple apresentado

Apple apresenta macOS High Sierra na WWDC

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.