iOS 10 da Apple já está presente em cerca de 90% dos "iDevices"

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 1 min.

Fragmentação, uma maleita que parece não afetar o sistema operativo da Apple para dispositivos móveis - os iDevices. Segundo os mais recentes dados de distruibuição publicados pela gigante de Relógio Google disponível para download com novo tema

Os dados são de 28 de julho de 2017 e mostram-nos um panorama invejável. A esmagadora maioria dos equipamentos da Apple já utilizam a mais recente versão do seu sistema operativo, o iOS 10, demonstrando assim a excelente taxa de adopção do mesmo.

Qual a versão do iOS no teu iDevice?

Estamos a apenas um mês do lançamento oficial do iOS 11 que chegará com o iPhone 8 e companhia. A próxima grande versão do sistema operativo deverá usufruir da mesma adopção calorosa e começará a aparecer nestes gráficos assim que os próximos iPhone's chegarem aos mercados.

A sua apresentação terá lugar no início de setembro e a sua chegada aos mercados deve ocorrer pouco depois, no final do mês.

Olhando par êtes dados vemos ainda uma pequena fração dos iDevices da Apple a utilizar o iOS 9. São poucos, com apenas 9% mas ainda existem. Contam-se ainda uns 3% que utilizam uma versão anterior do iOS.

iOS 10 da Apple vs Android da Google

No revés da moeda temos a triste situação do sistema operativo aqui, na véspera do lançamento do Android O ainda só 11% dos dispositivos utilizam a mais recente versão, Android Nougat.

A enorme fragmentação do sistema operativo Android é lamentável mas não retira valor aos dispositivos. Claro, num mundo ideal a Google deveria obrigar as construtoras a atualizar todos os seus dispositivos ou pelo menos garantir que estes recebem os mais recentes patches (pacotes e correções) de segurança.

Para mais informações sobre este tema e tudo sobre tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais.

Outros assuntos relevantes:

Bluboo S8: clone do Galaxy S8 já está em pré-venda por 130€

Nokia 3 – O económico smartphone Android que quer conquistar Portugal

Umidigi Crystal não foi esquecido. Smartphone chegará em breve!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.