Um dos grandes anúncios da última edição da WWDC foi a Apple Intelligence. Trata-se de um conjunto de funcionalidades de Inteligência Artificial que a empresa norte-americana disponibilizará para os seus equipamentos.
Certamente que todos os utilizadores esperariam poder usufruir destas funcionalidades em breve, porém, isso não acontecerá na Europa. Tal como a Apple já referiu, essas funcionalidades de IA estarão bloqueadas na União Europeia.
Lei europeia bloqueia o acesso do iPhone à Apple Intelligence
Muitos questionam-se já por que razão o iPhone não pode usufruir deste pacote de funcionalidades. Pois bem, a culpa é da legislação europeia, em rigor, da Lei dos Mercados Digitais.
A Apple não é a única empresa que se vê proibida de disponibilizar funções de IA na Europa em razão desta lei. Por exemplo, a Microsoft também se viu obrigada a adiar a disponibilidade do Copilot no Windows 11 pelas mesmas razões.
Ainda assim, a Apple não baixará os braços. A tecnológica já fez saber que encetou conversações com as autoridades europeias para resolver os entraves à disponibilidade da Apple Intelligence nos seus equipamentos.
Mac poderá ser a primeira plataforma a receber a Apple Intelligence na Europa
Dito isto, há uma linha de produtos que poderá estrear a Apple Intelligence no nosso continente. Falo do Mac que, ao que tudo indica, tem um enquadramento diferente do iPhone e do iPad ao abrigo da Lei dos Mercados Digitais.
A própria Apple já deu a entender que esta será a primeira plataforma a estrear as suas funções de iA na Europa. Nas notas da beta 1 do macOS Sequoia 15.1 podemos ler: "A Apple Intelligence está disponível em Macs com M1 e posterior. Atualmente, a Apple Intelligence não está disponível na China".
Já as notas da beta 1 do iOS 18.1 referem o seguinte: "A Apple Intelligence está disponível no iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max. A Apple Intelligence não está atualmente disponível na UE ou na China". A diferença é que só na China há um impedimento para a disponibilização destas funções em ambos os sistemas operativos.
Em suma, isto revela-nos que a Apple Intelligence vai chegar em breve à Europa, mas não para todos os equipamentos Apple. Esperemos que isso possa ser resolvido em breve.