Apple Intelligence estará disponível em português em 2025. Mas há um senão

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A Apple Intelligence foi anunciada nas últimas semanas pela Apple. Esta refere-se às características de Inteligência Artificial nos equipamentos da empresa, mas infelizmente para os utilizadores que comprem os novos iPhone 16 em Portugal, não terão acesso direto a estas em Portugal a partir de outubro.

Inicialmente não estava sequer prevista a disponibilização da Apple Intelligence em português para 2025. Como noticia o The Verge, isso mudou e a Apple afirma que o português será um dos idiomas suportados. Mas há um senão.

É necessária aprovação para a Apple Intelligence funcionar na União Europeia

Embora o português apareça como um dos idiomas suportados a partir de 2025, a Apple não planeia disponibilizar a Apple Intelligence na União Europeia nos próximos tempos. Isso prende-se com as regras da UE face à segurança e privacidade.

Isto significa que, embora tenhamos Apple Intelligence em português a partir de 2025, é pouco provável que esta possa ser utilizada em Portugal. Ou seja, provavelmente será apenas útil para quem habita noutros países fora da UE e fala a língua de Camões.

“A Apple Intelligence não funcionará se estiveres na UE e se o teu país/região do Apple ID também estiver na UE. Se estiveres a viajar para fora da UE, a Apple Intelligence funcionará quando o idioma do teu dispositivo e o idioma da Siri estiverem definidos como um idioma suportado”, esclarece a Apple na página de suporte.

Segundo o TechCrunch, a Apple estará em conversações com UE de forma a poder disponibilizar estas funcionalidades na região no futuro. Nas regiões suportadas, a Apple Intelligence será disponibilizada somente em inglês a partir de outubro, com o lançamento do iOS 18.1.

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.